segunda-feira, 30 de maio de 2016

Matureia: Menino de 3 anos com catarata congênita já se recupera de cirurgia



Desde o início de março, toda população de Matureia e de cidades vizinhas tomaram conhecimento do caso da criança que foi diagnosticada com Catarata Congênita e precisava se submeter a uma cirurgia de urgência para evitar a cegueira. Avaliada em 10 mil reais, além da necessidade da compra de um óculos especial, no valor de 2 mil reais.

Após quase 1 mês de campanha, foi arrecada a quantia necessária. Recentemente, o pequeno Daniel Lisboa, 3 anos, passou pela cirurgia e já se recupera bem, junto com sua família. “A primeira cirurgia foi realizada no dia 17 de maio, em Campina Grande, com o doutor Roberto Pinto, a segunda foi no dia 24 de maio. No dia 20 de junho nós vamos para o segundo retorno e daqui a três meses o médico vai passar o óculos especial, ele custa 2 mil reais, quantia que já arrecadamos”, explicou a mãe de Daniel, Gicélia Santos.

Assim como toda criança, Daniel gosta de correr e se divertir. Após a cirurgia, a família notou que ele passou a ter mais confiança para brincar. “Graças a Deus ele já está muito bem, já brinca e corre dentro de casa, e também gosta de andar no triciclo”, comemora Gicélia.

A campanha
O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS de Matureia, tomou conhecimento do caso do garotinho Daniel e iniciou a Campanha 'Juntos Somos Mais', buscando arrecadar valores para ajudar a família. As Secretarias Municipais, Prefeitura Municipal, membros de serviços e movimentos pastorais, a rádio local (Altitude FM) e famílias de Matureia e municípios vizinhos, se sensibilizaram com o caso do pequeno Daniel e se mobilizaram para apoiar a família.

Entenda a Doença
A Catarata é uma lesão ocular que deixa opaco o cristalino, que diminui a transparência dessa lente natural que possuímos dentro do olho. Apesar de frequentemente acometer idosos, segundo relatórios da Organização Mundial de Saúde - OMS, a Catarata é uma das principais causas de cegueira infantil. Ainda assim, a Catarata é tratável e passível de prevenção.

Por: Jéssica Freitas

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial