Últimas Notícias

OAB Patos divulga dados do mutirão de conciliação na comarca de Teixeira



Fonte: Assessoria OAB Patos
O Representante da Subseção da OAB-Patos no município de Teixeira-PB, o advogado Lucas Alves de Vasconcelos que obteve, aliado ao anterior juiz substituto Ramonilson Alves Gomes, concretização de um Mutirão de Conciliação, entre os dia 25 e 28 de abril, no sentido de dar maior andamento ao serviço da justiça, em nome da eficiência do serviço público, bem como cooperação conjunta e esforço impar dos servidores do Fórum.

Em que foram realizadas significativas 315 (trezentas e quinze) audiências de conciliação em três salas, simultaneamente, com intensa participação do Centro de Conciliação e Mediação das FIP, através de vários e dedicados estudantes de direito, com coordenação do juiz Hugo Gomes Zaher, supervisão dos professores Nailson Junior, Tayanna Palmeira, em que constou nos dias do mutirão forte presença dos advogados da região junto com seus clientes no intuito uno de conciliar, transformando alguns longos processos em dignos acordos.

Dessa forma, a margem de acordos foi no importe de 25%, tendo em vista que algumas empresas ainda são resistentes para oferecer boas propostas de acordos, e ficou a experiência de que praticamente não houve consenso nas ações em face das Prefeituras Municipais e algumas concessionárias de serviço público, em que boa parte dos processos sem acordo serão remetidos para a Jurisdição Conjunta para voltarem com sentença com brevidade.

Porém, importante salientar que várias ações para fixação de pensão alimentícia, cobrança de dívida, indenização por danos morais de diversas espécies, se destacaram pelo alto índice de acordos, tendo em vista os esforços dos advogados, conciliadores e do representante do Ministério Público para instruírem ao máximo a importância dos litigantes se entenderem, para que o juiz possa reconhecer judicialmente com efeito de lei a vontade das partes com uma solução justa. 

“Essa é mais uma conquista para a advocacia da Comarca de Teixeira que se sobressai na região. Justo destacar a cooperação do Dr. Ramonilson Alves Gomes que muito dialogou sobre os problemas da Comarca que engessam a advocacia ao ponto que externou por ofício à Presidência e à Corregedoria-Geral do TJPB a delicada situação do Fórum.” Disse o advogado militante Lucas Alves de Vasconcelos.

Recentemente a Comarca de Teixeira foi elevada no TJPB e na Assembleia Legislativa da Paraíba para Segunda Entrância. No dia 02/05/16 o magistrado Gustavo Camacho Meira de Sousa foi designado para responder pela Comarca de Teixeira-PB.

Teixeira em Foco