sábado, 22 de outubro de 2016

Desterro completa 57 anos de emancipação política

Resultado de imagem para Desterro pb

Situada na microrregião da serra do Teixeira e integrante da região metropolitana de Patos, a cidade de Desterro no sertão da Paraíba, com distância de 368 km da capital, completa hoje, 22 de outubro 57 anos de emancipação política.

Segundo o que narra à história do município, a fé do povo desterrense foi o ponta pé inicial para o desenvolvimento da cidade. Por ocasião da grande seca em meados 1845, a senhora Silvéria Maria da Conceição fez uma promessa a Nossa Senhora do Desterro para que desenterrasse a epidemia que atacava todo o sertão paraibano. Alcançada a graça solicitada mandou construir um cemitério e uma capelinha. Dona Silvéria era mulher do senhor Manoel dos Reis que foi o primeiro morador do lugar mais tarde vindo a se constituir no município de Desterro. A construção da igreja Nossa Senhora do Desterro foi concluída em 1926. O coronel Juca e o padre Manoel Ramos muito contribuíram para o desenvolvimento do município.

A cidade foi emancipada em 22 de outubro de 1959.

Desterro Limita-se com o Estado de Pernambuco e os municípios de Teixeira (19 km), Cacimbas (7,5 km), Taperoá (32 km) e Livramento (19 km).

Atualmente a população da cidade  é de aproximadamente 7.701 habitantes, de acordo com o Censo de 2010.

  Resultado de imagem para Desterro pb

 Resultado de imagem para Desterro pb

Fontes: Site institucional da prefeitura e Wikipédia.
Vitinho Galdino/ Teixeira em Foco

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial