domingo, 27 de novembro de 2016

TEIXEIRA – PB: Pré-candidato a presidência da câmara municipal já tem projetos e programas para o legislativo 2017. Câmara Itinerante e modernização de projetos serão alguns deles.


O vereador reeleito Valone Dias (PTB) pré-candidato a presidência da câmara municipal pelo bloco da situação, já tem vários projetos, propostas e novos programas para o bom andamento do Poder Legislativo, a partir de 2017.  Valone disse que esses são apenas alguns dos projetos que irá trabalhar quando chegar a presidência da câmara, “Precisamos aproximar a população da Casa do Povo, vamos trabalhar duro e junto de todos, para transformar esse Poder Legislativo que a muito tempo vem caindo de produção”. Frisou o parlamentar. Conheça dois projetos abaixo:

Mais perto da comunidade: Câmara lançará acompanhamento online dos Projetos.

A câmara lançará o projeto de acompanhamento de processo em tramitação online dos Projetos de Lei e outras proposituras. Com essa nova ferramenta os munícipes poderão acompanhar em tempo real todas as tramitações dos Projetos de Lei na Casa Legislativa. Esse será mais um passo dado pela Casa, para que a Câmara seja cada vez mais transparente e participativa.

Um programa muito importante será a “Câmara Itinerante”.

O Programa “Câmara Itinerante” é um instrumento da Câmara Municipal voltado para a interiorização do Poder Legislativo no município, levando suas atividades à interação com a comunidade. A Mesa Diretora prepara-se para tornar realidade, a partir de Janeiro de 2017, as sessões que pretendem abrir o Poder Legislativo à participação popular.

Seus objetivos são:

a) Popularizar os trabalhos do Legislativo, aproximar o contato direto do Vereador com a população de cada região urbana e rural;

b) Promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade, abrindo a perspectiva de trabalharem juntos a partir da discussão comum dos problemas que envolvem o Município, com o intuito de encontrar uma solução homogênea;

c) Propiciar ao Vereador, conhecer de perto o comportamento de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios, propiciando uma intimidade que desemboque em realizações mútuas;

d) Antever as aspirações populares, visando intervir junto a cada comunidade, como interlocutor no estudo de seus problemas, encaminhando suas propostas aos setores competentes da Administração Municipal.

Como funcionará?

A câmara será dividida em regiões, cada uma delas recebendo os Vereadores, equipamentos e seu acervo funcional e de informações. Após levantamento das necessidades principais de cada região, a Câmara convidará especialistas nos temas levantados para um diálogo com a população. O que se busca é a atuação de forma complementar da sociedade civil organizada, de modo a revelar qual a melhor política a ser desenvolvida para sanar as deficiências sociais e proporcionar a todos melhor qualidade de vida.

Em todas as reuniões de trabalho serão convidadas a participar as lideranças comunitárias, assim como os agentes públicos que residam em cada região, bem como profissionais liberais, empresários, autoridades classistas, políticas, eclesiásticas, da segurança, judiciárias, enfim, os cidadãos (ãs) identificados como agentes ativos das comunidades visitadas.


O fato de se realizar as reuniões nos bairros e comunidades possibilita o despertar dos cidadãos para que intervenham no processo político de sua comunidade. É importante ter em mente a ideia de que a contínua participação leva ao aprendizado, ainda mais se for acompanhada por outras formas de envolvimento das lideranças comunitárias.

Teixeira em Foco

Um comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial