sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Começa hoje em Maturéia o V encontro paraibano de astofotografia



Nessa sexta-feira, 20, começa em Matureia o V Encontro Paraibano de Astrofotografia, um evento que ocorre anualmente com o objetivo de reunir astrônomos, fotógrafos e pessoas que se interessam pelo assunto para contemplar e fotografar o céu em um local escuro, afastado das luzes das cidades, o que oferece as melhores condições para esse tipo de prática.

A ideia principal do encontro é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia. Um dos objetivos principais é difundir as técnicas e ganhar novos adeptos.

A quinta edição do encontro ocorre entre os dias 20 e 22 de outubro na zona rural de Matureia. As datas coincidem com o período de máxima de uma das maiores chuvas de meteoros anuais, a Orioníades, o que será uma atração a mais para os amantes da astronomia.

Além da contemplação e prática da astrofotografia, o evento contará com palestras, minicursos, e exposição de trabalhos dos participantes.

Também ocorrerá no Casarão do Jabre, durante o período do V EPA!, a Exposição Eclipse 21 de Agosto, com as 30 melhores fotos do Concurso Fotográfico Eclipse 21 de Agosto, promovido pela Associação Paraibana de Astronomia.

Na sexta pela manhã, serão apresentadas palestras sobre ciência e astronomia para os alunos do ensino básico da Escola Municipal Maria Tâmara.

A tarde a equipe visita a Escola Estadual Moacir Dantas, onde apresentarão outras palestras para os alunos do nível médio. E se o tempo permitir, os alunos das duas escolas também poderão observar o Sol através de telescópios especialmente preparados para isso.

No sábado a partir dàs 17:00, haverá uma observação pública com telescópios na Praça da Cidade, em frente a Escola Municipal José Ramalho. O evento é aberto ao público de qualquer idade.

Fonte: Folha Patoense

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial