Últimas Notícias

Inspiração de Rogaciano Leite na cidade de Teixeira-PB


A casa de Sancho Leite na Rua Dario Ramalho -, ao lado do sobrado do Cel. Cazuzinha, foi cenário de um acontecimento histórico para a arte do repente. Foi na casa de Sancho, na época prefeito de Teixeira, logo na primeira janela da casa, que o poeta Rogaciano Leite fez um poema espetacular.

Rogaciano (1920/1969) era primo de Sancho Leite. Quem é do Teixeira, ou que lá for ver, verá que há duas janelas na casa e, em uma, ficou o poeta observando a Pedra do Vento, ao passado que na segunda janela, ficou o prefeito ouvindo os versos que foram feitos por tão genial poeta. 

A Pedra do Vento, em Teixeira, foi inspiração ardente para o poeta pernambucano. 

PEDRA DO VENTO OU MORRO DA SAUDADE..., disse o poeta Rogaciano Leite: 

“Pedra do vento ou morro da saudade é assim que se chama aquela rocha que do cimo da serra desabrocha dominando a paisagem da cidade.

Quando os raios do sol em rubra tocha vem dourar no implante majestade o Cruzeiro plantado sobre a rocha lembra Cristo exaltando a humanidade. 

Até parece um secular diadema com que Deus distinguiu a Borborema ao criar nossa terra brasileira e ao pé do colosso milenário vive o povo valente, extraordinário, da cidade serrana de Teixeira!”.

Juliano Rodrigues

@julianorodrigues01

Nenhum comentário