Últimas Notícias

Maturéia terá Área de Soltura de animais silvestres legalizada pelo IBAMA



O Município de Maturéia terá pela primeira vez uma área de soltura de animais silvestres legalizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA. No último dia 26 de abril, uma equipe do IBAMA esteve em Maturéia para fazer o reconhecimento da localidade que será as instalações da área.
A área pública de soltura será localizada no sítio Jabre e abrigará animais silvestres de todas as espécies entregues voluntariamente ou que são encontrados em locais inadequados. Segundo o Diretor do Centro de Triagem de animais Silvestre (CETAS), Edilton Nobrega, a área está no padrão adequado para fazer esse processo de soltura dos animais.
A área de soltura foi planejada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maturéia e Diretoria do IBAMA do Estado da Paraíba com o objetivo de preservar a fauna silvestre existente na região do Pico do Jabre e nas demais localidades circunvizinhas a Maturéia. A finalidade é de garantir um abrigo seguro para animais silvestres que são reintroduzidos à natureza depois de estarem fora de seu habitat natural.
Os animais serão direcionados à área de soltura após passarem pelo Centro de Triagem de animais Silvestre localizado na capital Paraibana, onde receberam o tratamento de reabilitação e cuidados veterinários para serem encaminhados à área de preservação onde terão o espaço livre para viverem.
O IBAMA já solicitou toda documentação necessária da propriedade rural para organizar o local onde será a área de soltura dos animais, a exemplo dCadastro Ambiental Rural (CAR) que é o registro eletrônico do imóvel rural, mapa do território e extensão da área verde.
SECOM

Nenhum comentário