Últimas Notícias

Maturéia será uma das cidades pioneiras à fornecer implantação de DIU no Programa Saúde da Família (PSF)

Resultado de imagem para diu
A Secretaria de Municipal de Saúde de Maturéia está viabilizando mais um serviço de saúde para atender à população municipal, será fornecido na Atenção Básica no Programa Saúde da Família (PSF), a implantação de forma gratuita do Dispositivo intrauterino (DIU), um dos métodos contraceptivos mais eficientes do mercado.  Maturéia será um dos poucos municípios à fornecer a inserção do contraceptivo no PSF.
Neste mês de Setembro está prevista a realização de uma capacitação no Recife – PE com a médica municipal, Dra. Sibele Vieira, para a profissional adquirir os conhecimentos necessários na administração do dispositivo no município. Com o novo serviço de saúde as mulheres poderão ter acesse a mais uma opção de anticoncepcional com método prático e eficiente.
O dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo. Existe dois tipos de DIU: o de Progesterona que libera hormônios no útero para impedir que espermatozoides fertilizem os óvulos, com durabilidade de três a seis anos; e de Cobre que libera uma pequena quantidade de cobre no útero para impedir a fertilização dos óvulos pelos espermatozoides.
O DIU de cobre será o utilizado no município de Maturéia, um contraceptivo com durabilidade de até 10 anos. A implantação requer consulta médica e um procedimento de rápida inserção e remoção. Além de sua durabilidade e eficácia, o DIU de cobre também pode servir como um contraceptivo de emergência quando inserido dentro de cinco dias após o ato sexual sem proteção.
Segundo Secretário de Saúde, Bruno Wanderley, o intuito é de capacitar médicos e, posteriormente, Enfermeiros para implantação do DIU, com o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres de acordo com a demanda na procura pelo dispositivo.
SECOM