Últimas Notícias

Paróquia de Santa Maria Madalena celebra a “Quarta-feira de Cinzas”


A Paróquia de Santa Maria Madalena, em Teixeira-PB, celebrou neste dia 06 de fevereiro a “Quarta-feira de Cinzas”, iniciando assim a Quaresma. Na zona urbana aconteceram duas celebrações, sendo uma pela manhã e outra à noite; já na zona rural, a Eucaristia ocorreu nas comunidades Poços de Cima e Santo Agostinho.

Em sua homilia, o Padre Antônio Abreu relatou que a Quaresma é um caminho de mudança pessoal e individual, e durante este período a Igreja incita à reflexão sobre o nosso papel na sociedade, nos incentivando a três atitudes: oração, penitência e caridade. “Caminho de Quaresma é caminho de se olhar, se enxergar, pedir ajuda a Deus e treinar uma mudança”, disse ele.

Deste modo, o padre também afirmou que “as cinzas são um sinal de penitência e de luta, perante Deus e a comunidade”. Ele orientou que os cristãos que recebem as cinzas devem estabelecer um projeto de vida durante os quarenta dias, tendo consciência de que esta é um sinal, e pensando deste modo terão consciência do que ela representa na vida de todos.

Ainda na homilia, Padre Antônio apontou que o jejum deve ser praticado de forma sensata, onde não necessita obrigatoriamente ser igual para todos, pois cada pessoa deve realizá-lo de modo particular. “Hoje começamos este caminho, e cada um escolha o que vai fazer”, orientou.

Na Quarta-feira de Cinzas, a CNBB realiza a abertura oficial da Campanha da Fraternidade, que este ano possui o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, trazendo como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Com isso, o padre abordou sobre as injustiças que devem ser combatidas pelos cristãos, e a necessidade destes serem agentes transformadores da sociedade.

Ele frisou ainda acerca da preocupação da Igreja com os problemas sociais, agora abordando sobre as políticas públicas, que se constituem em maneiras de resolução destas questões cada vez mais presentes e desafiadoras na sociedade.

“Desejo que vocês tenham uma boa Quaresma, que subam a ladeira da mesma, para que alcancem uma alta visão da Páscoa e assim experimentem a ressurreição de Jesus”, finalizou Padre Antônio.

Durante o Tempo Quaresmal, a Paróquia de Santa Maria Madalena irá realizar Via-Sacra todas as sextas-feiras, sendo uma às 05:00h e outra às 19:00h.



PASCOM Teixeira