Últimas Notícias

Gerente Operações da AESA descarta possibilidade do Açude de Desterro ir embora

WhatsApp%2BImage%2B2019-04-09%2Bat%2B12.23.43

Moradores da cidade de Desterro PB, aflitos entorno de problemas na estrutura do Açude Jeremias cobraram uma atitude do Município e do Estado através das redes sociais, programas de radio e outros meios de comunicação o desespero de ver a possibilidade do açude ir embora com o início do inverno que foi bem intenso nesse inicio do ano.

Mas, neste dia 9 de Abril de 2019, João Pedro Chaves, Gerente de Operações e Mananciais da Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba - AESA, descartou possibilidade do Açude Jeremias na cidade de Desterro, ir embora. Ele vistoriou o Açude Jeremias viu de perto os problemas apresentados na obra. 

João Pedro, esclareceu que o problema do Açude Jeremias é apenas um, que é a falha do Sistema de Drenagem, ocasionado por excesso de vegetação e por animais que pastam nas canaletas, ocasionando a quebra das canaletas, com isso consequentemente a água procura seu rumo criando erosões. 

Ainda segundo João, o problema não é tão grave a ponto de fazer o açude e embora mas deve ser corrigido para evitar aumentar. Ele ainda aproveitou a oportunidade para visitar o açude do Coronel Jueca no Distrito de Tataíra, onde também constatou a necessidade de alguns reparos pelo menos na parte de poda na vegetação e limpeza das calhas.

Sobre as medidas a serem tomadas ele vai encaminhar a demanda a AESA, para que a partir da segunda-feira 15/04 seja providenciado a manutenção dos dois mananciais de Desterro, segundo ele o Governo do Estado através do Governador João Azevedo e do presidente da AESA Porfírio Catão instituíram o Programa de Manutenção de Barragens que visa fazer a manutenção das obras hídricas de todo Estado da Paraíba afim de evitar problemas estruturantes.

Por fim, ele pede calma população que os trabalhos vão ser realizados dentro da normalidade e que é uma manutenção corriqueira e que não precisa de tanta aflição.

WhatsApp%2BImage%2B2019-04-09%2Bat%2B12.23.44%2B%25282%2529

WhatsApp%2BImage%2B2019-04-09%2Bat%2B12.23.47%2B%25283%2529

Fonte: Desterro 1