Últimas Notícias

Iniciada 1ª etapa da febre aftosa, em Maturéia


Foi realizada a abertura da 1° etapa de vacinação contra a febre aftosa 2019. A abertura foi realizada no Parque Josa Romão, no sítio Santa Tereza.

Criadores e pecuaristas do sítio Santa Tereza e de comunidades rurais circunvizinhas se reuniram para vacinar seus rebanhos, em uma estrutura montada para imunizar o maior número de animais possível.

O evento contou a presença do Prefeito Zé Pereira, Vice-prefeito Alexandre Alves, do Presidente da Câmara, Minininho, Chefe de Gabinete Israel Firmino e Secretário de Agricultura da cidade de Água Branca – PB, Gustavo.

Estavam administrando a abertura da vacinação o Secretário de Desenvolvimento Humano, Romero Firmino e o Diretor municipal de agricultura, José Jurandir, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maturéia e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) no município.

A campanha é uma ação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para promover a saúde animal, protegendo rebanhos contra a febre aftosa, que pode causar nos animais febre, e aftas na boca, tetas e entre as unhas, fazendo o animal se isolar dos outros e ficar sem comer e beber, além de apresentar o arrepio do pelo e dentre outros sintomas. Anualmente são vacinados rebanhos de bovinos e bubalinos em vários estados brasileiros.

A segunda etapa de vacinação irá acontecer em novembro deste ano, com objetivo de vacinar rebanhos de 0 a 24 meses.