Últimas Notícias

Comunidades de Teixeira, Cacimbas e Maturéia trocam experiências em oficina sobre gestão de fundos rotativos solidários


Com intuito de fortalecer a dinâmica dos Fundos Rotativos Solidários, de comunidades rurais dos municípios de Cacimbas, Teixeira e Maturéia, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS reuniu lideranças comunitárias, agricultores e agricultoras em uma oficina sobre Gestão dos FRS. A atividade foi realizada na comunidade de Riacho das Moças, município de Maturéia, Paraíba.

Foi um momento importante para proporcionar a troca de saberes entre os Fundos Rotativos Solidários das comunidades, despertar os presentes para o ingresso na dinâmica e contribuir para o fortalecimento da gestão dos fundos (planejamento de prioridades, gerenciamento de recursos, formação de comissão gestora e utilização de regimento interno).

Durante a oficina foi realizada uma roda de conversa, momento rico onde os (as) participantes trocaram experiências e tiraram algumas dúvidas relacionadas à gestão.

Através dos relatos das experiências, evidenciou-se na prática, que a organização e a gestão coletiva e democrática dos recursos, vão formulando novas vivências e empoderando as pessoas e grupos.

A capacitação foi uma das ações do projeto Horta Orgânica com Economia de Água que é executado pelo CEPFS e tem o apoio do Movimento Coletivo em parceira com a ponteAponte. A ponteAponte é uma empresa social focada no desenvolvimento sustentável.

“Em cada oficina o nosso aprendizado aumenta ainda mais, mesmo quando a temática é a mesma. Também é uma oportunidade de conhecer as experiências dos Fundos Rotativos Solidários de outras comunidades.” Destacou o agricultor Claudemi Soares, da comunidade Monteiro, Cacimbas – PB.

Fonte: CEPFS Teixeira