Últimas Notícias

Colégio Maria Tâmara realiza abertura da Mostra de Cinema de Maturéia



A Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento realizou nesta sexta-feira (16) a abertura da Mostra de Cinema de Maturéia, que faz parte do projeto Mais Cultura nas Escolas.

Foi exibida uma prévia do documentário Maturis, de Francisco Delzymar Dias, que conta a história de Maturéia a partir de seus habitantes. Um trabalho que envolve história oral, patrimônio histórico e preservação das memórias locais.

Os alunos participaram de uma palestra sobre educação e juventude com o tema “Sobre o futuro que nos pertence: Educação e perspectiva no contexto atual da Juventude”, ministrada pelo professor e palestrante Delzymar Dias.

Também foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Memória Local e Educação Urbana e Patrimonial”. Os debates foram desenvolvidos pelos professores de História da Escola; Delzymar Dias; Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro Alves; e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Turismo, Gustavo Wanderley.

A Mostra de Cinema acontece hoje e amanhã, sábado (17), com a exibição dos filmes de curta duração “Ética das Hienas”, de Rodolpho de Barros, “Seiva”, de Ramon Batista, “O Hóspede”, de Ramon Porto Mota, e “Malha”, de Paulo Roberto. Além do documentário Maturis.

O laboratório Jabre (Coordenadoria de extensão – Universidade Federal da Paraíba), e o Casarão do Jabre, museu, pousada e restaurante fazem parte desse projeto. A exibição na integra do documentário sobre a história de Maturéia será no Casarão do Jabre, onde está localizado o laboratório Jabre.

Fonte: SECOM