Últimas Notícias

Teixeira completa 160 anos de Emancipação Política


Localizada na Microregião da Serra do Teixeira e integrante da região metropolitana de Patos, a cidade de Teixeira, no sertão da Paraíba, com distância de 320 km da capital João Pessoa,reúne diversas polêmicas em torno de sua criação, contudo,a que a oralidade transmitiu foi que os irmãos Manoel Lopes Romeu e João Leite fundaram o povoado Canudos, origem da cidade. 

Segundo relatos, o cacimbão foi o primeiro local onde Manoel Lopes, se deparou no dia 29 de Agosto de 1859. Abaixo de um pé de angico zumbiam três colmeias  de uma espécie de abelhas denominada Canudos, dando ao caçador a expressiva dominação "olho d'água de canudos" que depois foi abreviada para Canudos.

O povoado foi desenvolvido até 1949, quando a lei 318 o aprovou como município da Paraíba. Na década de 50, o município de Teixeira possuía outros quatro distritos: Desterro, Mãe D'água, Imaculada e Cacimbas. 

Em 1972, foi doado o patrimônio para Santa Maria Madalena, onde foi construído a capela. A fé dos teixeirenses é marco na origem da cidade. Um fato merece destaque dentro da religiosidade: um surto de cólera se avançava em todo o estado, então o comerciante José Antônio de Castro prometeu dar uma imagem da padroeira do tamanho de uma mulher, milagrosamente a cidade não foi atingida e a santa foi posta no altar. 

Teixeira está situada em uma cota entre 100 e 800 metros de altitude, possuindo a maior altitude do estado. Apresenta um clima quente e seco, com temperatura média entre 15 a 28 graus Celsius. A área territorial teixeirense tem um enorme potencial eco-turístico e abrange diversas formações rochosas onde se praticam esportes radicas.

A pedra do tendó fica localizada a três quilômetros de Teixeira e é um dos pontos garantidos de uma boa diversão. Com altitude aproximada de 800 metros, o local leva turistas a se encantarem com as belezas naturais.

Pela tradição oral, tendó significa abrigo, o local de fato era usado pelos tropeiros servindo de pouso durante as viagens feitas pelos comerciantes que partiam das Espinharas com destino ao estado de Pernambuco, isso se deve ao fato da pedra está em local estratégico entre os estados Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

Vários outros pontos turísticos compõem a estrutura física do município: A praça Cassiano Rodrigues, o Museu Agar Nunes Guedes, a pedra do cruzeiro, cadeia velha, entre outros. 

Venha conhecer de perto a terra do poeta do absurdo, Zé Limeira, o berço mãe da poesia, a terra da profecia do Padre Ibiapina, as lendas, mistificações e sobretudo a cultura local.

A cidade de acordo com dados do censo de 2019 tem cerca de 15.161 habitantes e uma área territorial de 114,4km.

Teixeira completa nesta quinta-feira,  160 anos de emancipação política com seu povo valente e acolhedor se orgulhando de tantos ilustres filhos. Para comemorar a data a prefeitura municipal realiza na noite de hoje,29, shows com Bibi Moral e DJ Itaun, Forró do Nosso Jeito, Vicente Nery e Valkyria Santos.











Fotos: Ayrton Rodrigues

Vitinho Galdino/ Teixeira em Foco