Últimas Notícias

Alunos de Maturéia participam de roda de conversa no Setembro Amarelo



Na última sexta-feira (06) a Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Thais Mendes, iniciou as atividades da campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”.

Thais desenvolveu uma palestra para alunos da Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento, acompanhada da também Psicóloga, Luana Oliveira, trabalhando o tema “Valorização da vida e Prevenção ao suicídio”.

As profissionais falaram sobre atos e inverdades acerca do suicídio, transmitirem dados sobre número crescente de casos e informações de prevenção ao suicídio. Possíveis sinais apresentados pela pessoa que pensa em suicídio também foi um dos assuntos discutidos pelas profissionais.

A adolescência foi abordada pelas psicólogas como fase de mudanças para os jovens, destacando a importância do cuidado com o outro nas relações construídas no ambiente escolar. O bullying foi um dos assuntos abordados, caracterizado como um ato violento e intencional que pode causar danos físicos e psicológicos a vítimas, possível de levar ao pensamento no suicídio.

Thais Mendes e Luana Oliveira destacaram a importância de conversar e desenvolver o sentimento de empatia com o colega, em relação à atenção e cuidado uns com os outros e, ainda, apresentaram as principais formas de procurar ajuda em momentos difíceis. 

Foram indicados os órgãos municipais que prestam atendimento profissional e apresentado o número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza o trabalho de apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária pessoas que desejam conversar por telefone, e-mail ou através de outros meios de comunicação.

Fonte: ASCOM