Últimas Notícias

Matureia sedia o 7º Encontro Paraibano de Astrofotografia neste final de semana

Foto: Allysson Macário.

A Astronomia é destaque no Sertão da Paraíba neste final de semana. De 27 a 29 de setembro (sexta-feira até domingo) ocorre em Matureia, na Região Metropolitana de Patos, o 7° Encontro Paraibano de Astrofotografia (VII EPA!). O encontro é realizado anualmente pela Associação Paraibana de Astronomia (APA), pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA) e pelo Casarão do Jabre, que há seis anos recebe os participantes do encontro. Ao todo, serão cerca de 70 pessoas entre astrônomos, astrofotógrafos e entusiastas, o que faz do EPA! o maior encontro do país voltado para a prática da astrofotografia.

Astrofotografia

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores. Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

Foto Caio Silva

Evento vem crescendo ano a ano

Ano a ano, o evento tem contado com um número cada vez maior de participantes e uma produção cada vez mais qualificada e premiada.

Este ano, duas astrofotografias produzidas no 6° EPA! foram classificadas para as semifinais do Brasilia Photo Show e tem boas chances de premiação no Concurso.

Mas maior que a premiação é o alcance que estas fotos tem, levando consigo não apenas uma bela imagem, mas muita informação e muito conhecimento, despertando muitas vezes o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Ciência.

Importância para o município

Mas o alcance do EPA não para por aí. Desde suas primeiras edições, o evento conta com uma programação paralela voltada para o público local, e esse ano não será diferente.

Na sexta feira, dia 27, a Escola Moacir Dantas receberá os astrônomos da APA para uma tarde de atividades. Será realizada uma palestra, uma exposição de modelos de asteroides e fotomontagens de asteroides em ambientes urbanos e uma oficina de montagem de um globo a partir de um planisfério e uma esfera de isopor. O objetivo é explicar aos estudantes como funciona o Relógio Solar que foi implantada na Praça José Alves da Costa no ano passado. Essas mesmas atividades já foram realizadas em outra escola, a Maria Tâmara, no último dia 13.

Sábado, dia 28 pela tarde, o professor Marcos Jerônimo, da APA, ministrará um minicurso de astronomia básica voltada para identificação das constelações da primavera. O curso é voltado para voltado para professores, estudantes e para o público em geral que tem interesse em aprender mais sobre a astronomia observacional. (Interessados entrar em contato pelo telefone (83) 99979-9802.

Foto Renato Bandeira
Foto: Maira Sousa

Fonte: Assessoria