Últimas Notícias

Teixeirense é premiado na Maratona de Dramaturgia do Senac


O teixeirense Josinaldo Filho foi premiado no último dia 31 de agosto na Maratona de Dramaturgia do Senac em São Paulo. Ele é formado em Publicidade e Propaganda e atualmente está cursando a pós-graduação em Gestão da Comunicação e Marketing na Universidade de São Paulo. 

Há 7 anos, Filho escreve espetáculos para a Cia Artística En’cena, onde se estudam e se produzem peças autorais com temáticas populares, unindo dança, música e teatro, para a construção de espetáculos que resgatem a cultura nacional. O texto escolhido como um dos vencedores da Maratona de Dramaturgia do SENAC chama-se “O Último Espetáculo” e conta a história de três velhas em um asilo que tentam, no fim da vida, realizar o sonho que têm em comum: serem artistas. 

Apesar da comédia, o texto sugere uma grande reflexão sobre a brevidade do tempo, a frustração dos sonhos, a passagem da vida, os laços familiares e a amizade. No evento que acontece todos os anos chamado Senac Casa Aberta, foi realizada uma leitura dramática do texto vencedor por alunas do SENAC Lapa Scipião com a presença do dramaturgo Luís Alberto de Abreu, um dos mais importantes da América Latina, conhecido por grandes obras no teatro e na televisão, e também por minisséries globais como Hoje é dia de Maria, Capitu e A Pedra do Reino. 

Ao final da leitura, o dramaturgo fez importantes críticas, elogiando a comicidade, a reflexão e a estética de fazer com que sonho e realidade se misturem na montagem literária exposta. Por fim, Filho e Abreu também participaram de um bate-papo onde alunos e professores de teatro do Senac e também a comunidade presente puderam fazer perguntas sobre os possíveis caminhos da dramaturgia nos dias de hoje.





Vitinho Galdino/ Teixeira em Foco