Últimas Notícias

Outubro Rosa: UBS municipal promove ação de saúde para mulheres de Maturéia


As mulheres do município de Maturéia participaram nesta quarta-feira (09) de uma ação de saúde da campanha Outubro Rosa, promovida na Unidade Básica de Saúde Dr. Victório Medeiros.

Foram promovidas atividades físicas e serviços de aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, realização de exames e disponibilizados requisições para realização do exame de mamografia.

Na ação, os enfermeiros da UBS municipal, Osiel Ferreira, Linaria Kaline e Déllis Maia transmitiram informações sobre a importância das mulheres cuidarem da saúde realizando com frequência o autoexame da mama e o exame de mamografia, que podem detectar o câncer de mama em um estado inicial, otimizando o processo de tratamento. Os profissionais também abordaram assuntos acerca do câncer do câncer do colo do útero e os exames que detectam possível alteração no colo do útero.

O objetivo da palestra foi conscientizar e informar as mulheres sobre prevenção, causas e sintomas dessas doenças, que podem ser detectadas e curadas na fase inicial.

Os enfermeiros demonstraram como deve ser realizado o autoexame da mama e destacaram doze sintomas do câncer de mama e, ainda, explicaram como é administrado o exame ginecológico papanicolau, ou o citológico, destacando a função do exame e a importância das mulheres se submeterem ao procedimento.

A ação ainda contou com um café da manhã, música ao vivo, sorteio de brindes e corte de cabelo.



Fonte: Assessoria