Últimas Notícias

Unidades Básicas de Saúde de Teixeira dispõem de testes rápidos de HIV; Faça o exame!


Todas as unidades básicas de saúde de Teixeira oferecem de forma gratuita testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites. O teste é pratico e de fácil execução. Para realização é utilizada a coleta de sangue. O tempo para resposta é de, no máximo, 30 minutos.

Os testes para diagnosticar infecções sexualmente transmissíveis podem e devem ser feitos sempre que possível ou quando a pessoa se expor a saúde em relação sexual desprotegida. Em Teixeira, o cidadão pode escolher a unidade básica que se sentir à vontade para realização do exame, basta apresentar o cartão do SUS.

Se, por ventura, o teste dê positivo e você for diagnosticado não é o fim, você será encaminhada para um infectologista e receberá gratuitamente mensalmente a medicação. O paciente que se cuida fica com a carga viral indetectável, tendo uma vida normal. Caso, o seu resultado dê negativo, continue se cuidando e lembre-se, sexo só com camisinha que também são entregues gratuitamente pelo SUS.

Em Patos e na região 24 novos casos foram registrados no ano de 2019. Ao todo 350 pessoas soropositivas são atendidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento,em Patos. 

As unidades básicas de saúde de Teixeira estão abertas de segunda à sexta-feira, das 7h as 16h. Faça o teste e viva bem!


Vitinho Galdino/ Teixeira em Foco