Últimas Notícias

Conselheiros Tutelares de Matureia tomam posse


Os candidatos eleitos para Conselheiros Tutelares de Maturéia no quadriênio 2020/2023 e respectivos suplentes tomaram posse na manhã da última sexta-feira (10).

A solenidade aconteceu na Escola Municipal Maria Tâmara, presidida pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Jiulian Lopes, e pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Romero Firmino.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e CMDCA do município.

Os cinco candidatos eleitos foram escolhidos pelos eleitores de Maturéia em outubro do último ano, mediante voto direto, secreto e facultativo. O Processo eleitoral do conselho tutelar foi administrado pelas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maturéia.

Antes da posse, os conselheiros eleitos passaram por uma capacitação organizada pela Secretária de Assistência Social, Vanessa Barbosa, e ministrada pela Psicóloga e Assistente Social, Cláudia Leitão, tratando sobre atribuições dos conselheiros tutelares e direitos da criança e do adolescente. Os futuros conselheiros puderam conhecer princípios fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os direitos invioláveis da infância e juventude que devem ser protegidos na atuação de trabalho do conselheiro tutelar.

Os conselheiros irão exercer neste ano uma função de caráter social e educativa, realizando o acompanhamento de menores em situação de risco e tomando medidas para proteção e promoção dos diretos das crianças e adolescentes.

SECOM