Últimas Notícias

Jovens encontram macumba perto de açude e fazem “refeição”, em Matureia.


Um vídeo que circula na internet mostra três agricultores do Sítio Santo Antônio, em Matureia, comendo os ingredientes de uma macumba deixada nas proximidades de um açude. No despacho continha banana, mamão e champanhe.

 O vídeo foi feito no dia 23 de dezembro de 2019 e continua repercutindo nas redes sociais. Os jovens Gabryel Firmino e Lamark Lucena, e seu Elias (pai de Gabriel), ao avistarem o despacho não contaram conversa, pararam e fizeram a festa.

Em contato com uma pessoa que não quis se identificar, a Folha Patoense recebeu a seguinte informação: “Certamente era uma oferenda deixada para algum orixã e quem a deixou no local estava apenas pedindo ajuda, proteção“.

Consultando uma reportagem no portal da Revista Superinteressante encontramos a seguinte explicação: “Os despachos nos cruzamentos ganharam fama de ‘macumba’ porque são uma das expressões mais visíveis dessas religiões ( candomblé e umbanda) fora dos templos. Mas, na verdade, eles são oferendas para o orixá Exu, geralmente pedindo proteção. São colocados em encruzilhadas porque esses lugares representam a passagem entre dois mundos. Existem, sim, despachos feitos para fazer mal aos outros (mais no candomblé, onde não existe distinção entre o bem e o mal, diferentemente da umbanda), mas nenhuma das religiões incentiva essa prática“.

O vídeo teve grande repercussão no perfil pessoal do jovem Gabryel Firmino no Facebook. 

Folha patoense