terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Youtuber Júlia Tolezano, a Jout Jout, curte férias em Itapetim


Fenômeno da internet com mais de dois milhões de inscritos em seu canal no YouTube, a carioca Júlia Tolezano, a Jout Jout, aproveitou o período das férias para deixar a vida agitada da cidade grande e vim curtir a tranquilidade no Sertão do Pajeú pernambucano.

A convite do jornalista itapetinense Jéfferson Sousa, Júlia chegou ao Ventre imortal da poesia no dia 04 de janeiro e só retornou para o Rio de Janeiro no último sábado (11).

A youtuber e proprietária do canal Jout Jou Prazer ficou encantada com as belezas naturais, a cultura e a culinária sertaneja. Banhos de lagoa, visita a engenho de rapadura e ao Cruzeiro de Itapetim, além de uma passagem rápida no vulcão adormecido em São José do Egito e na Pedra do Tendó em Teixeira-PB estiveram entre os atrativos da passagem de Jout Jout pela região.

Tolezano conheceu e visitou mais de uma vez Leonardo Bastião, o poeta residente na zona rural de Itapetim que virou personagem principal do filme, “Leonardo Bastão, o poeta analfabeto” de Jéfferson Sousa. O documentário já venceu festivais internacionais de cinema e ganhou quatro prêmios no 14º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado de 26 a 30 de novembro de 2019 na cidade de Floriano, no Piauí.

Acompanha do jornalista Raull Santiago, Jout Jout participou ainda da Festa de Louro em São José do Egito, em homenagem ao poeta repentista Lourival Batista, o Louro do Pajeú.

Raull é morador do Complexo do Alemão no Rio e um forte ativista de Direitos Humanos, além de especialista em Segurança Pública e produtor de conteúdo em vídeo. Já passou por vários países do Mundo, palestrando, treinando e trabalhando em parceria com Universidades, ONGs, Grupos Ativistas e Movimentos Sociais, construindo um forte networking internacional com foco no fim da violência e desigualdades, discutindo segurança pública, enfrentamento ao racismo, garantia de direitos humanos, memória e vida.

A cineasta baiana Safira Moreira e o fotógrafo recifense Thiago Barros também acompanharam Júlia e Raull em visita a Itapetim.













Fotos: Bernardo Sousa – Bisaco do Doido/Cortesia

Repórter do Sertão

Whatsapp Button works on Mobile Device only