Últimas Notícias

Chove granizo em Teixeira. VÍDEO!

Morador registra chuva de granizo em Teixeira- Foto- Reprodução 
A cidade de Teixeira registrou na tarde de ontem, segunda-feira, 10, chuva de granizo. O fato passou despercebido por muitos teixeirenses, mas foi registrado por um morador do bairro Nova Teixeira. 

"Chuva de granizo. Olha a quantidade de pedras de gelo, em Teixeira, pleno sertão da Paraíba. Olha como é lindo a natureza", disse o morador ao ver as pedras que caíram no seu quintal. O vídeo circulou as redes sociais.

De acordo com dados oficiais da AESA choveu na cidade apenas 7.2 milímetros. As pedras caídas eram muito pequenas o que não ocasionou nenhum dano no município. 

Em 2020, já choveu mais de 200 milímetros em Teixeira. A precipitação é que mais chuvas caiam na cidade nos próximos dias.

Não há outros relatos que uma chuva de granizo já tenha sido registrada no município. 




SAIBA MAIS

O granizo é um tipo de precipitação (ou seja, chuva) que cai do céu em forma de gelo sólido em pequenos pedaços. Normalmente, esses pedaços têm mais de cinco milímetros (meio centímetro), mas podem aparecer alguns de tamanhos bem maiores!

O granizo forma-se a partir de uma nuvem muito específica que recebe o nome de cumulonimbus, que costuma aparecer nas áreas tropicais e quentes. Essa nuvem tem como característica o fato de ela ser muito “esticada” no sentido horizontal, com uma altura que possui, aproximadamente, 1600 metros da sua base até o seu ponto mais alto.

Quando essa nuvem forma-se na atmosfera em temperaturas extremamente baixas, a precipitação da chuva, ou de parte dela, acontece na forma de pequenos pedaços de gelo, que chamamos de granizo. Isso acontece pela rápida mudança de estado físico da água: de gasoso para sólido. (Pesquisa- Escola KIDS)


Vídeo- Redes sociais

Vitinho Galdino/ Teixeira em Foco