sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Paróquia de Teixeira divulga horários das via sacras no período da quaresma

Última via sacra do ano de 2019. Foto: Thadeu Filmagens
A Paróquia de Santa Maria Madalena, aqui de Teixeira, divulgou os horários das Vias Sacras que acontecem no período quaresmal que dura 40 dias. As vias sacras acontecem sempre as sextas-feiras, e a primeira foi realizada às 5h da manhã de hoje, na Igreja Matriz. Durante todo o dia haverá as conhecidas via-crucis. 

O padre Antônio Abreu, pároco de Teixeira, explica que a partir da quarta-feira de cinzas, tem início o tempo Quaresmal, momento propício à salvação, onde os fiéis são convidados a trilhar um caminho de oração e penitência rumo ao encontro com Deus. 

“A quaresma, deste modo, é uma preparação interior, que deve ter seu efeito no exterior, para a Páscoa da Ressurreição. A Igreja aconselha alguns exercícios de piedade, dentre eles a Via- Sacra (Caminho Sagrado)”, destaca o sacerdote. 

Ainda segundo o padre, o cristão é chamado a rezar e a meditar, em 15 estações, o caminho percorrido pelo Senhor Jesus Cristo, da casa de Pilatos ao Calvário. “Tal oração penitencial teve início na Idade Média, onde os fiéis, em Jerusalém, reviviam, por meio da contemplação, o caminho da Paixão de Cristo”, indica. 

“Séculos depois, difundida pela Europa, assumiu a organização em 14 estações. Posteriormente, o Papa João Paulo II aconselhou que fosse inclusa, sem obrigatoriedade, a décima quinta estação que contempla a Ressurreição de Cristo”, completa o padre Antônio Abreu.

Arte- Pastoral da comunicação/ divulgação
Vitinho Galdino/ Teixeira em Foco

Whatsapp Button works on Mobile Device only