sábado, 14 de março de 2020

Avisos de chuva forte são prorrogados para toda a PB

Todas as 223 cidades da Paraíba estão sob alerta para chuvas. Na imagem, Centro de João Pessoa (Foto: Alisson Correia/Portal Correio)
Os dois avisos de chuvas intensas emitidos nessa sexta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram prorrogados e passam a valer até as 10h deste domingo (15). O prazo dos avisos terminaria neste sábado (14).

Para o alerta de perigo, são afetados municípios do Litoral, Zona da Mata, Brejo, Agreste, Cariri, Seridó e Sertão. O Inmet indica que podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Conforme a previsão, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta de perigo potencial, são afetadas cidades do Brejo, Agreste, Cariri, Seridó e Sertão. O Inmet indica que podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nas duas áreas envolvidas, o instituto aconselha que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Também não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

No caso de perigo, o Inmet pede ainda que, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia. No de perigo potencial, evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Whatsapp Button works on Mobile Device only