Últimas Notícias

Idosa adia festa de aniversário de 108 anos e quebra tradição de 3 décadas para evitar coronavírus na PB

Família suspende aniversário de 108 anos de idosa na PB devido ao coronavírus — Foto: Camila Borborema de Castro/Aquivo pessoal
O dia 20 de março é uma memória de mais de um século para a paraibana Eurides dos Santos Borborema, a data em que comemora aniversário. Neste ano, a tradição de família de comemorar a festa unida desde os 80 anos da idosa foi quebrada pela pandemia do novo coronavírus. Como ela está no grupo risco da Covid-19, a festa de comemoração que acontecia no próximo domingo (22) foi suspensa.

Ela nasceu no município de Cabaceiras, no Cariri do estado, mas mora em Campina Grande desde que casou, aos 25 anos de idade. A idosa divide a casa com uma irmã, de 98 anos, e uma filha, de 76. As três não recebem mais visitas para evitar possíveis infecções.

A festa de aniversário aconteceria na casa de Eurides e reuniria pelo menos 100 familiares. Entre eles, moradores dos estados da Bahia, Manaus, Pernambuco e do Distrito Federal.

Um dos netos da idosa, que é médico infectologista, recomendou o cancelamento da celebração para preservar a saúde de todos. Ansiosa pela comemoração, ela entendeu a necessidade do adiamento e se mostrou esperançosa pra que ela aconteça em uma nova data.

“Fica pra outro dia”, reforçou a idosa.

Desde as primeiras horas do dia, ela começou a ser homenageada, mas sem contato próximo com ninguém.

“Não deixo ninguém entrar. Ela recebeu muitos telefonemas. Mas para quem toca na campainha, eu infelizmente peço desculpa”, explicou a filha Maria Antonieta Santos Borborema, 76 anos.

A tecnologia ajudou aos sete filhos, 22 netos, 37 bisnetos e 13 tataranetos. No entanto, a comemoração presencial não foi deixada totalmente de lado. Alguns familiares foram até a casa da idosa nesta sexta e a parabenizam de forma simples, mas segura.

Compartilharam da simplicidade e dos votos de tempos melhores à cuidadora netos, bisnetos e tataranetos de Eurides. Na maioria das fotos ela aparece sozinha, mas os oito membros da família marcaram presença em parte dos registros. Todos tomaram medidas preventivas e se dividiram para evitar aglomerações.

Mesmo não sendo da forma que desejou, o carinho que recebeu também fará parte do vasto acervo de recordações dela, que é um exemplo vivo de que o amor está presente nos pequenos gestos.