quinta-feira, 26 de março de 2020

Paraíba descarta mais 76 casos de coronavírus, diz SES; 193 casos suspeitos já foram descartados

Ainda restam 100 exames feitos na Paraíba à espera de resultado no Instituto Evandro Chagas, no Pará — Foto: Carla Cleto/Ascom
A Paraíba descartou de uma vez 76 casos suspeitos de coronavírus na manhã desta quinta-feira (26) e subiu para 193 casos descartados no total. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os exames estavam no Instituto Evandro Chagas, no Pará, e foram liberados todos de uma vez. Dentre os descartados, está o de uma das mortes suspeitas por coronavírus, a primeira que havia sido notificada no estado, da mulher de 39 anos que morreu em um hospital particular de João Pessoa.

Ainda de acordo com a SES, dos 76 exames descartados para Covid-19, 21 deles indicaram que os pacientes estavam infectados por outros vírus que causam doenças respiratórias, como H1N1, H3N2 e rinovírus. O exame da paciente de 39 anos notificada como primeira morte suspeita de coronavírus não acusou nenhum vírus respiratório, segundo a SES. A Paraíba não tem caso confirmado de morte por coronavírus.

Restam 100 amostras de exames que foram enviadas pela Paraíba no Instituto Evandro Chagas. Na noite de quarta-feira (25), a SES havia descartado outros 17 casos que estavam sob suspeita de coronavírus. A Paraíba seguia na manhã desta quinta com cinco casos confirmados de Covid-19.

cinco casos confirmados de coronavírus
193 casos descartados de coronavírus

O número de pacientes internados por suspeita de infecção pelo novo coronavírus caiu entre a noite de quarta e manhã de quinta-feira. Passou de 33 para 31 pessoas internadas em leitos de hospitais paraibanos, sendo 23 internados em leitos regulares e oito pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado.

Os dois novos casos confirmados de Covid-19 no estado são de duas mulheres, de 45 e 55 anos, que moram em João Pessoa. As duas mulheres tiveram contato com casos suspeito de Covid-19, que ainda estão em investigação. Elas seguem em isolamento domiciliar e estão sendo acompanhadas pela vigilância municipal.

Os outros três casos confirmados na Paraíba são de um homem de 60 anos, morador da cidade de Igaracy, a cerca de 454 km de João Pessoa, no Sertão paraibano; de um outro idoso, também de 60 anos, morador de João Pessoa; e de uma mulher, 31 anos, residente em João Pessoa com histórico de viagem para São Paulo no dia 14 de março.

Os três primeiros pacientes que tiveram os testes confirmados para o coronavírus estão curados, de acordo com o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros. Conforme a assessoria da SES, os três já estão fora do período de 14 dias de transmissão da doença, estão bem e em casa.

Whatsapp Button works on Mobile Device only