segunda-feira, 20 de abril de 2020

Dos oito casos confirmados de coronavírus em Patos, três já estão curados


De acordo com o último boletim epidemiológico do Governo do Estado da Paraíba, lançado às 17h desse último domingo (19), a cidade de Patos, está com 8 casos confirmados para o novo coronavírus (Covid-19).

Dos casos confirmados, dois foram óbitos, três já foram recuperados e seguem a vida ativa, e outros três pacientes (diagnosticados recentemente) estão em isolamento domiciliar sob o monitoramento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A gerente da Vigilância em Saúde do município, Samara Marques, frisou que desde o início do período de quarentena a Prefeitura de Patos e Secretaria de Saúde vêm realizando barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade, busca ativa de pacientes sintomáticos e assintomáticos, monitoramento dos pacientes suspeitos e confirmados, entre outras medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Ainda no tocante aos 8 casos confirmados na cidade de Patos, vale detalhar que além dos 2 óbitos, 3 pacientes já concluíram o período de quarentena (sem risco de transmissibilidade), e portanto já receberam alta.

Já os 3 casos recentes, e que foram diagnosticados no último final de semana, seguem acompanhados pela Vigilância Epidemiológica do município. É importante esclarecer que o acompanhamento também acontece com as pessoas próximas desses pacientes e que tiveram contato recente.

Samara Marques ainda reforçou que o acompanhamento dos pacientes é feito em âmbito municipal, com a Vigilância Epidemiológica em contato constante e diário, para saber a real situação de cada paciente, e encaminhando para os serviços de saúde caso haja necessidade.

Caso que aguarda confirmação

Sobre o caso da criança de 12 anos que morreu na tarde desse último domingo, 19 de abril, com sintomas suspeitos para a covid-19, no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, a gerente da Vigilância em Saúde, Samara Marques, explicou que neste caso o setor epidemiológico do Hospital Infantil entra em contato com a Vigilância em Saúde do município de Patos, para repassar todas as informações necessárias. A partir de então o município se encarrega de rastrear e monitorar os familiares do paciente.

Coordecom

Whatsapp Button works on Mobile Device only