sexta-feira, 17 de abril de 2020

Escolas Municipais de Matureia desenvolvem atividades online com alunos


Neste período de quarentena diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as aulas no município de Matureia estão suspensas temporariamente como medida de proteção. Com isso, as escolas municipais estão adaptando atividades online para serem desenvolvidas pelos alunos para dar continuidade à aprendizagem dos estudantes.

Professores da Creche Municipal Santa Cecília e da Escola Municipal José Ramalho estão direcionando atividades didáticas por meio de grupos de aplicativo de mensagens criados para pais e responsáveis, onde os mesmos auxiliam as crianças no desenvolvimentos das atividades em casa. As produções das atividades são socializadas no grupo através de fotos e vídeos encaminhados pelos pais e responsáveis dos alunos.

A sugestão das atividades em casa tem o propósito de incentivar a aprendizagem contínua das crianças, por meio de atividades didáticas que despertam a imaginação, criatividade, autonomia e que trabalham o desenvolvendo da leitura e escrita. Além de manter o vínculo com o ambiente escolar, as crianças se adaptam a rotina de atividades de aprendizagem em casa.

Os alunos da Escola Municipal Maria Tâmara estão se adaptando a rotina de estudos online com o auxílio de mídias digitais de comunicação. Professores estão desenvolvendo aulas online por meio de vídeoconferência, onde são transmitidos conteúdos e atividades de acordo com a grade curricular e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Professores e alunos têm a possibilidade de interagir simultaneamente nas aulas online e ainda, por meio de mensagens de aplicativo, e-mails e contato direto em redes sociais. Os professores direcionam atividades por meio de aulas multimídia, testes e formulários online nos quais os alunos dão continuidade aos estudos dos conteúdos das matérias. Aulas de matemática, ciência e de história são algumas das matérias que os professores estão trabalhando de forma online com os alunos. As aulas e atividades têm horário válido no calendário.

“Estamos na medida do possível orientando os alunos a seguirem uma rotina de estudos a distância. Para isso semanalmente fazemos um ou dois encontros utilizando o aplicativo zoom para videoconferência, além de atividades utilizando formulários do Google ou testes online pelo Aplicativo Kahoot no qual os alunos respondem às atividades utilizando seu celulares. Além do Watsapp que tornou-se um aliado crucial nesses tempos de isolamento social na tentativa de desenvolvermos uma metodologia que possa chegar até os alunos em suas casas”, disse o Professor de História, Kayro Almeida.

Assessoria

Whatsapp Button works on Mobile Device only