terça-feira, 28 de abril de 2020

Especialistas alertam para risco de rompimento de açude em Imaculada e reunião definirá necessidade de evacuar população


O açude Pedra Lisa, localizado no Distrito de Palmeira, no município de Imaculada, no Sertão paraibano, dá sinais de não suportar o volume de água, de acordo com o Corpo de Bombeiros da Paraíba. Uma reunião será realizada nesta terça-feira (28) para definir as estratégias para o reparo do açude e decidir se será necessário evacuar a população da área.

Nessa segunda-feira (27), o Corpo de Bombeiros alertou sobre a possibilidade de rompimento do açude. A Prefeitura de Olho d'Água foi avisada, já que a cidade seria uma das mais atingidas caso o açude realmente se rompa. 

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão de plantão, tanto nas proximidades do açude, quanto na cidade, para proceder a evacuação caso seja necessário. Além disso, uma equipe especializada em resgate foi enviada ao local, para o caso de alguma emergência.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um especialista está realizando um mapeamento por drone da situação do açude e isso será apresentado na reunião, que contará com as presenças de representantes dos bombeiros; Defesa Civil; Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa); Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente; e da empresa que ficará responsável pela realização dos reparos.

Apenas após a apresentação deste panorama, uma estratégia será definida para lidar com a situação.

Whatsapp Button works on Mobile Device only