quarta-feira, 22 de abril de 2020

Mãe d’Água agora tem atendimento noturno e aos sábados nas Unidades Básicas de Saúde


Com o intuito de ampliar o atendimento à população na Atenção Básica, a Prefeitura de Mãe d’Água, através da Secretaria Municipal de Saúde, implementou ao longo da terceira semana do mês de março, as primeiras ações de adequação dos novos horários de atendimento diferenciado no município.

A programação, segundo a secretária de Saúde, visa atender as demandas da comunidade, que muitas vezes necessita de atendimento e não consegue se dirigir as Unidades de Saúde no horário regular.

“Embora estejamos disponibilizando atendimentos com condições diferenciadas, devido as restrições impostas pelas ações de enfrentamento a Infecção Humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV), vimos a necessidade de implementar o atendimento em horários diferenciados e assim, permitindo que um número maior de munícipes seja alcançado. As ordens de restrição permanecem, mas nossas Equipes de Estratégia de Saúde da Família estão apostos para o atendimento aos casos de urgência, bem como, ao acompanhamento dos pacientes com comorbidades e que necessitam ainda mais de nossa atenção neste momento”, explicou a secretária de Saúde, Sandra de Lourdes Serra Paiva Teixeira.

Os atendimentos seguirão uma agenda programada, permitindo que tanto a sede do município, que é atendida pela Unidade de Saúde Maria Neuma, como a comunidade de Santa Maria Gorete, atendida pela Unidade de Saúde Alzira Lopes, disponibilizem o sistema de atendimento diferenciado a população.

“Nosso calendário de atendimento foi montado para atender toda comunidade e de acordo com suas maiores demandas, de modo que, na sede do município, no PSF1, teremos atendimentos às segundas-feiras nos horários da manhã, tarde e noite; as terças, manhã e tarde; quartas-feiras, com atendimento pela manhã, tarde e noite e aos sábados, pela manhã. Já em Santa Maria Gorete, no PSF2, os atendimentos acontecerão às terças-feiras, nos horários da manhã, tarde e noite; quinta-feira, manhã e tarde; na sexta, com atendimentos pela manhã, a tarde e a noite; e aos sábados, no horário da tarde”, listou Sandra de Lourdes.

A secretária ainda frisou que o atendimento noturno acontece até as 21h e que contará com a presença dos integrantes da Equipe de Estratégia de Saúde da Família, inclusive contando com a médica substituta e da secretária, que é enfermeira e também estará reforçando e ajudando o trabalho da equipe.

Combate ao Coronavírus

A secretária Sandra de Lourdes ainda ressaltou que além desta medida, o município vem mantendo a regularidade na promoção de ações de combate ao Coronavírus, a exemplo da realização de barreiras sanitárias, ações educativas e de orientação junto ao comércio e a população.

“Nosso sentimento é de gratidão ante a Gestão, pelo esforço diário em disponibilizar os EPI’s necessários as equipes dos serviços de saúde e as nossos funcionários e demais servidores que estão à frente no combate ao Coronavírus – COVID 19 e firmes no apoio ao desenvolvimento e atendimento das normas de enfrentamento a Infecção Humana causada pelo novo coronavírus (2019-nCoV), o que tem surtido efeito positivo, uma vez que não temos registro de casos em nosso município e que, as 12 pessoas que estávamos realizando o acompanhamento já cumpriram o período de quarentena, não apresentando sintomas e portanto, sendo liberados para circulação, em caso de necessidade, claro”, concluiu Sandra de Lourdes.

AGENDA

PSF1

Segunda – manhã/tarde/noite
Terça- manhã e tarde
Quarta – manhã/tarde/noite (18 as 21h)
Quinta – manhã e tarde
Sexta – manhã e tarde
Sábado – manhã (8 até às 11:30)

PSF 2

Terça – manhã/tarde/noite
Quarta- manhã/tarde
Quinta- manhã/tarde
Sexta – manhã/tarde/noite
Sábado – tarde (13:00 as 16:30)

Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água

Whatsapp Button works on Mobile Device only