quarta-feira, 22 de abril de 2020

Matureia adere ao Programa Federal Criança Feliz


A Assistência Social do município de Matureia será contemplada pelo Programa do Governo Federal Criança Feliz, um novo serviço de Assistência Social para o desenvolvimento integral da primeira infância voltada a famílias de baixa renda.

O Criança Feliz visa o atendimento a gestantes e crianças de até três anos de idade inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação consiste em realizar visitas domiciliares e levar orientações às famílias para o melhor desenvolvimento na primeira infância, ao integrar ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, e conduzido pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano.

A proposta do programa tem como foco o acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento infantil a partir de ações que incentivam o crescimento saudável, adequado e feliz da criança, considerando seu contexto vida e ambiente familiar. Com cuidado integral e integrado com a criança, desde a concepção até os 6 anos de idade.

O programa Criança Feliz, lançado em outubro de 2016, tem como ponto central a visita semanal de técnicos às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças. 

Será prestado às gestantes apoio na preparação para o nascimento do bebê e transmitidas orientações sobre cuidados perinatais e exercício efetivo da parentalidade. Em Matureia serão atendidas 200 famílias, que possuem crianças de 0 a 3 anos de idade, gestantes e crianças de até 6 anos de idade portadoras de algum tipo de deficiência e que recebem o BPC.

Uma equipe formada por visitadores irá realizar visitas periodicamente às famílias da zona urbana e rural comtempladas pelo programa. A equipe é formada por sete visitadores e um supervisor. A implementação e desenvolvimento do programa em Matureia conta com o apoio dos profissionais da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).



Whatsapp Button works on Mobile Device only