Últimas Notícias

Seis tripulantes de navio testam positivo para Covid-19 no Porto de Cabedelo, PB

Petroleiro Stena Premium está saiu do Rio Grande do Norte e atracou no Porto de Cabedelo, onde está isolado — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco.
Seis tripulantes de um navio petroleiro testaram positivo para a Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Eles estavam dentro da embarcação que atracou no Porto de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa e a informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (29). Outros 20 exames, conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo (Sescab), obtiveram resultados negativos.

Os tripulantes com coronavírus devem ficar em quarentena dentro do navio, até uma decisão oficial da Sescab, que deve ser divulgada ainda na manhã desta quarta-feira. Segundo a SES, eles serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo e pela Anvisa, seguindo o plano de contingência do Porto de Cabedelo.

Segundo informou a Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) nesta segunda-feira (27), o isolamento da tripulação se deu pelo fato de dois tripulantes apresentarem febre, um dos sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Sescab, informou que vem adotando todos os protocolos de segurança recomendados pela Anvisa para o isolamento dos tripulantes do petroleiro com suspeita de Covid-19.

Em nota publicada pela Docas-PB, o navio petroleiro Stena Premium, que tem bandeira das ilhas Bermudas, saiu da cidade de Guamaré, no Rio Grande do Norte e notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o quadro de febre dos tripulantes.

Segundo a companhia, enquanto aguardava liberação dos documentos por parte da Anvisa, o comandante do navio acompanhou o quadro de saúde dos tripulantes e enviou informações duas vezes ao dia para a Docas-PB, para a Anvisa, Polícia Federal e Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), além da secretaria de saúde de Cabedelo e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A embarcação foi autorizada a atracar na sexta-feira (24), após liberação dos documentos, mas o navio vai ficar isolado no berço 101 do porto e não tem autorização para realizar nenhuma operação. Conforme a assessoria de imprensa da SES, equipes de saúde subiram à bordo do navio para fazer testes com toda a tripulação.

Além do Stena Premium, outros dois navios estão atracados no Porto de Cabedelo, um para descarga de 29 mil toneladas de coque de petróleo e outro para descarga de 8 mil toneladas de trigo. As duas embarcações seguiram o protocolo de segurança e não apresentam riscos à saúde, estando com operações autorizadas, segundo a Companhia Docas da Paraíba.

A secretaria de saúde de Cabedelo informou que está monitorando o caso junto com a Anvisa e a Capitania dos Portos e que já têm um plano de ação determinado em caso de confirmação da Covid-19 em algum tripulante.