quarta-feira, 13 de maio de 2020

Dos nove casos sob investigação para Covid-19 em Itapetim, três são profissionais de saúde

Itapetim. Foto: Bernardo Sousa/Bisaco do Doido
A Secretaria de Saúde de Itapetim divulgou na tarde desta terça-feira (12) o boletim epidemiológico referente a Covid-19. O município conta atualmente com nove casos sendo investigados. Desse total três são profissionais da saúde, além de outros seis casos incluindo um óbito ocorrido nesta terça, que apresentou sintoma da doença e foi notificado para investigação.

Itapetim já tem três confirmações do coronavírus, dentre as quais, o registro de um óbito de um homem de 32 anos falecido no mês passado em Recife, onde contraiu o vírus.

A Secretaria divulgou um alerta a população na tarde de desta terça-feira prevendo um agravamento da situação. Segundo o órgão tudo leva a crer que Itapetim já está tendo a contaminação comunitária, ou seja, aquela que ocorre por contato entre pessoas residentes no Município.

Outra preocupação da pasta são sobre os hospitais de Arcoverde, Garanhuns, Caruaru e Recife que não estão mais recebendo pacientes com suspeitas de Coronavírus, nem mesmo os casos mais graves. Havendo agravamento do quadro de saúde do paciente, as chances de morte estão reais. Confira nota da SMS abaixo:

“Infelizmente a previsão é que a situação irá se agravar. Cabe a esta Autoridade Municipal alertar a população do Município, que de acordo com a análise técnica do momento, é certo que situação vai se agravar cada vez mais. Os números mostram isso, infelizmente.

Tudo leva a crer que já estamos tendo em nosso Município a contaminação comunitária, ou seja, aquela que ocorre por contato entre pessoas residentes do Município. A contaminação comunitária, portanto, é que traz maiores riscos de agravamento da situação na Cidade, aumentando o número de pessoas infectadas em pouco espaço de espaço de tempo, ou seja, o número de hoje pode ser o dobro em menos de vinte a quatro horas.

É bom lembrar a população que para o Coronavírus não existe vacina, nem remédio para o tratamento.

Atualmente a única medida que resolve e impede a contaminação é o isolamento social, o afastamento entre as pessoas. É evitar o contato entre as pessoas. É ficar em casa. Infelizmente, segundo os dados do Governo do Estado de Pernambuco, Itapetim tem um dos mais baixos índices de isolamento social, ou seja, apenas 37% da população está se conservando em casa. É como se nada tivesse acontecendo.

Para piorar esta situação, e aumentar a nossa preocupação, os hospitais de Arcoverde, Garanhuns, Caruarú e Recife não estão mais recebendo pacientes com suspeitas de Coronavírus, nem mesmo os casos mais graves. Havendo agravamento do quadro de saúde do paciente, as chances de morte estão reais.
Outro problema é que os municípios não estão conseguindo contratar mais profissionais para atuarem nos serviços de saúde, nem mesmos nas grandes cidades. Ora, se em tempos normais já era difícil contratar médicos, imagine em tempos de Pandemia.

Portanto, o melhor médico para nós, será nós mesmo, sendo o melhor remédio ficar em casa, e apenas sair quando for estritamente necessário, quando não existir outra alternativa, sempre usando máscara. Ajude a gestão municipal de saúde a lhe ajudar. Cuide-se. Fique em casa.”

Nível de isolamento social em Itapetim

O nível de isolamento em Itapetim na sexta-feira (09) divulgado pelo Repórter do Sertão no sábado (10) era de 36.7%, conforme dados do painel lançado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com o instituto inLoco. Hoje o isolamento no Ventre imortal da poesia teve uma mínima elevação e está em 38,9%, o que ainda é insuficiente para evitar a propagação do vírus.

Embora as orientações e medidas das autoridades estaduais e municipais de saúde estão sendo aplicadas, grande parte da população insiste em descumprir as regras e discordar da gravidade da pandemia. Confira o nível de isolamento social em Itapetim clicando neste link: https://bit.ly/Ranking-IsolamentoSocial.

Whatsapp Button works on Mobile Device only