terça-feira, 26 de maio de 2020

UTI para COVID – 19 está quase no limite de sua capacidade no Hospital Regional de Patos


Os números dos casos do novo coronavírus, COVID – 19, causam espanto no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, até esta segunda-feira, dia 25, temos 23.473 mortos e 807 destas pessoas perderam a vida nas últimas 24 horas. Existe um crescimento invisível, pois muitos casos estão sem notificação e não se chegam aos dados oficiais.

Em Patos, temos 479 casos detectados; 322 pessoas em isolamento social; 23 em internação hospitalar; 115 em recuperação e 19 óbitos. Os números foram divulgados na noite desta segunda-feira, dia 25, e constam no Boletim Epidemiológico fornecido pela Secretaria de Saúde do Município de Patos.

Todas as internações são direcionadas para o Hospital Regional de Patos. De acordo com relatos, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está destinada com exclusividade para os casos de COVID – 19 está quase no seu limite total. A enfermaria masculina está com os 9, dos 10 leitos, ocupados. Na área feminina, restam apenas duas vagas.

A média de internação para os pacientes graves de COVID – 19 é de 12 a 16 dias, ou seja, mesmo com leitos suficientes, o problema é bem mais grave e o maior desafio para a saúde pública.

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde, está construindo mais 20 leitos de UTI para COVID – 19 no Hospital Regional de Patos. A corrida contra o tempo tem feito trabalhadores movimentarem as obras nos três turnos do hospital.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Whatsapp Button works on Mobile Device only