terça-feira, 16 de junho de 2020

COVID-19- Agentes de saúde de Matureia se reúnem e traçam metas para atendimento na zona rural


A Secretaria Municipal de Saúde de Matureia realizou na sexta-feira (12) uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde sobre estratégias de atendimentos de saúde a pacientes da zona rural de Matureia nesse período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A reunião seguiu orientações da 6ª Gerência de Saúde do Estado da Paraíba e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS/PB) sobre medidas e estratégias a serem tomadas para atender moradores da zona rural que sentem receio em ir à Unidade Básica de Saúde da zona urbana de Matureia por conta da pandemia da covid-19.

“Foi colocado em pauta a questão dos pacientes da zona rural, já que eles tem um certo medo de ir até a Unidade, a Gerência e o COSEMS orientou que a Secretaria pode tomar medidas e adotar estratégias para atender essas pessoas. No município temos várias associações e no sítio São João tem uma Unidade de Saúde, então sentaremos com os demais profissionais para que assim possamos levar assistência a essas pessoas”, explicou a Secretária de Saúde, Raniete Oliveira.

“A reunião era para traçarmos metas contra o covid-19, e ao mesmo tempo retornarmos aos atendimentos da zona rural, já que durante esse período os atendimentos ficaram mais centralizados aqui mesmo no município (na zona urbana). Então temos alguns pontos de apoio, associações e a Unidade Básica do sítio São João, essa semana retornaremos aos atendimentos médicos e de enfermagem a essa população”, concluiu.

O objetivo é promover atendimentos estratégicos de saúde nas Associações de Pequenos Agricultores das comunidade e na UBS do sítio São João, que estende o atendimento para sítios vizinhos. Levando os atendimentos de saúde até aos pacientes da zona rural, a Secretaria de Saúde pretende incentivar os moradores a continuar com tratamentos saúde e com a procura pelos serviços de saúde durante a pandemia.

Os Agentes de Saúde são os profissionais que vão até aos pacientes da zona rural e têm a missão de conscientizar os moradores sobre a importância de cuidar da saúde de forma contínua e orientam sobre os serviços e atendimentos de saúde que são prestados no município, informando aos populares onde e como podem ser atendidos.

Assessoria

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only