quinta-feira, 9 de julho de 2020

Família está abalada após morte de bebê recém-nascido na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos


A jovem Maria do Socorro Nascimento, residente no Sítio Mares, Município de São José do Bonfim, ainda está abalada diante da morte do seu bebê recém-nascido na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos. O esposo de Maria do Socorro é o agricultor Sebastião dos Marinho, que também está em luto.

Maria do Socorro relatou que esse seria o seu primeiro filho. A família fez todos os preparativos para a chegada do bebê e agora está desolada diante do fato lamentável ocorrido na tarde desta quarta-feira, dia 08.

O bebê nasceu saudável na terça-feira, dia 07, após um parto cesariana. As equipes ainda buscaram realizar o parto normal que é o recomendado, mas, diante da falta de dilatação, a mãe passou por cirurgia. Na tarde da quarta, Maria do Socorro amamentou o bebê e colocou o pequeno ao lado da sua cama na Maternidade. Tudo parecia dentro da normalidade.

Alguns minutos depois se percebeu que o bebê estava com roxo e as equipes de plantonistas foram acionadas para averiguar o caso. O recém-nascido, neste instante, já apresentava sinais claros de broncoaspiração, possivelmente, em decorrência de refluxo do próprio leite da mãe que foi ingerido.

Na manhã desta quinta-feira, dia 09, a reportagem fez contato com a mãe e o pai do bebê. A mãe já está em sua residência se recuperando da cirurgia, mas ainda com o trauma da perda do filho.

Dr. Umberto Júnior, diretor da Maternidade Dr. Peregrino Filho, lamentou o fato e prestou solidariedade à família. Dr. Umberto relatou que o bebê chegou a ser entubado e, durante o procedimento, veio leite numa característica que mostra sinais de broncoaspiração. Ele confirmou que o bebê nasceu saudável e dentro de todos os padrões de saúde.

O caso serve de alerta para situações de amamentação de recém-nascidos. Conversando com uma profissional de saúde especialista em amamentação, a reportagem foi informada que o caso deve ser melhor investigado, pois, se pode ter faltado orientação para a mãe no momento da alimentação do seu filho. Fatos como este não são comuns. A posição do bebê no berço, a observação dos primeiros momentos é extremamente importante nos primeiros momentos de vida.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Whatsapp Button works on Mobile Device only