segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Convenções partidárias podem ser realizadas a partir desta segunda



A Justiça Eleitoral abre, a partir desta segunda-feira (31), o prazo para as convenções partidárias nos 223 municípios paraibanos. Até o dia 16 de setembro, todos os partidos políticos interessados em lançar candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador deverão realizar os eventos para ratificar os nomes para a disputa. O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro, de acordo com o novo calendário eleitoral vigente.

Ao todo, em 2016, a última eleição municipal, foram inscritos 568 candidatos a prefeito e 570 a vice (considerando as substituições). Já os interessados nas vagas de vereadores foram 10.859. Um alerta feito pela Procuradoria-Regional Eleitoral (PRE) é que os partidos cumpram a cota de gênero para as candidaturas, ou seja, inscrevam pelo menos 30% de homens ou mulheres nas chapas.

Outro ponto é que os nomes dos candidatos deverão ser enviados para a Justiça Eleitoral um dia depois das convenções. A entrega poderá ser feita via internet ou protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, 2.966.759 eleitores estão aptos para votar nas eleições deste ano na Paraíba.

Suetoni Souto Maior

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only