Ter um fogão bonito e estiloso na cozinha é o sonho de muitas pessoas. Esse eletrodoméstico fundamental ocupa lugar de destaque no ambiente, e, além da estética, precisa ser funcional, uma vez que costuma ser utilizado com frequência na rotina diária.
Mas como escolher entre fogão 4 bocas, 5 bocas e 6 bocas? Ter um maior sempre será mais vantajoso? O que você precisa considerar antes de fazer a compra? Esse é um tema que costuma levantar algumas dúvidas, mas não se preocupe: entenda os principais pontos a serem considerados a seguir.
Espaço disponível
O espaço disponível na sua cozinha certamente é algo a se considerar antes de levar um novo fogão para casa. Nesse ambiente, praticidade e agilidade são fundamentais, por ser um cômodo em que se realizam diversas tarefas que exigem um espaço apropriado para se mover.
No caso de apartamentos, em que os espaços costumam ser reduzidos, não é uma boa ideia contar com um fogão de 6 bocas, que precisa de mais espaço. Já em uma casa mais espaçosa, isso não é um empecilho. O segredo está em medir sua cozinha para garantir que o fogão desejado se encaixe no espaço disponível.
Frequência de uso
Um dos fatores determinantes para a escolha é a frequência de uso do aparelho. Para quem mora sozinho, um modelo pequeno de 4 bocas costuma ser o suficiente para as refeições preparadas no dia a dia, além de economizar um espaço valioso na cozinha. Porém, para uma família de três pessoas ou mais, torna-se mais interessante os modelos de 5 ou 6 bocas.
O ideal é sempre considerar a frequência de uso do aparelho, além de outras questões. Por exemplo, você mora em um local com cozinha planejada ou convencional? O imóvel é próprio ou alugado? Seu trabalho obriga que você tenha que se mudar constantemente? Quais panelas você costuma utilizar? O forno é utilizado com frequência? Tudo isso deve ser ponderado.
Perfil dos moradores
Muito relacionado à frequência de uso está o perfil dos moradores. Algumas rotinas são mais apropriadas para um certo tipo de fogão, enquanto outras demandam necessidades diferentes. Por exemplo, os moradores costumam almoçar em casa diariamente? É habitual receber visitas para o almoço ou a família prefere organizar jantares em casa? E os moradores, gostam de cozinhar?
Ao responder essas perguntas, ficará mais claro qual é o tamanho do fogão apropriado. Se a sua casa costuma ser o ponto de encontro de amigos e familiares, então é natural que você tenha que cozinhar mais e, por isso, ter um fogão de 5 ou 6 bocas é melhor do que um de quatro.
Por outro lado, se os moradores costumam passar a maior parte do dia fora e a cozinha não é muito utilizada, o fogão de 4 bocas é o suficiente para preparar tudo o que precisa. Sempre considere a funcionalidade e a comodidade, além do espaço e dos preços dos modelos desejados.
Facilidade de limpeza
Devido à correria do dia a dia, quanto mais facilidade você tiver na manutenção da casa, melhor. Obviamente, os fogões de 5 e 6 bocas, por serem maiores, vão demandar mais tempo para limpeza do que o de 4 bocas. Nesse caso, é importante considerar não só o tamanho, mas também a facilidade de limpeza do eletrodoméstico.
Para isso, fique atento aos acabamentos, priorizando aqueles lisos, que são melhores para a limpeza. Superfícies como vidro e aço inox, por terem baixa porosidade, são exemplos disso. É uma boa ideia priorizar fogões que tenham botões e outras peças removíveis, como prateleiras reguláveis e deslizantes, além de um forno autolimpante.