Quem tem pet em casa sabe: basta olhar para aquele focinho sujo depois de uma brincadeira ou para a cobertinha preferida cheia de pelos que o coração já derrete. O cuidado com os bichinhos vai muito além de ração e carinho, envolve também manter limpinhos os itens que fazem parte da rotina deles.
Camas, mantinhas e roupinhas acumulam cheiros, poeira e até micro-organismos que podem afetar a saúde do animal e da casa inteira. Nesse contexto, ter praticidade na hora da limpeza faz toda a diferença.
Por isso, muita gente decide comprar máquina de lavar com recursos que ajudam a higienizar até os itens mais delicados com segurança. Ao saber como lavar sem danificar os tecidos ou deixar resíduos de sabão, é possível manter o conforto do seu pet e a tranquilidade de quem cuida dele todos os dias.
Escolha dos ciclos certos
Você pode usar o ciclo rápido, delicado ou pesado, tudo depende do item do seu pet que será lavado. Antes de colocar tudo na máquina, é válido dar uma conferida nas etiquetas e, na dúvida, sempre aposte no ciclo mais simples.
- Ciclo rápido: ideal para roupinhas leves, com pouca sujeira ou apenas com pelos;
- Ciclo delicado: indicado para roupinhas de lã, malha e mantinhas mais delicadas.
- Ciclo pesado: para caminhas, cobertores grossos e itens que estão muito sujos. Deve incluir um enxágue extra para eliminar o sabão e os pelos.
O ideal é usar a lavagem com água quente, caso sua máquina permita essa opção, já que auxilia na eliminação de ácaros, bactérias e odores. Só dispense a água quente se envolver um tecido mais leve e delicado.
Separação dos itens
Separe tudo o que vai ser lavado. É recomendado começar pelo que vai usar os ciclos mais longos ou demorar mais para secar, como as caminhas e os cobertores mais grossos. Depois vá para os itens que pedem ciclo delicado e finalize com aqueles que podem usar o ciclo rápido.
Para facilitar, você pode montar três pilhas na área de serviço, assim sabe por onde começar e onde terminar. Além disso, enquanto esses itens são lavados, lembre-se de disponibilizar outros para que seu pet possa deitar e brincar confortavelmente.
Uso de produtos adequados
Além do cuidado com o ciclo da máquina e a quantidade de sabão/enxágue das coisas do seu pet, é preciso também usar os produtos adequados. O sabão deve ser neutro ou para roupas de bebê, já que tende a ser mais delicado. No entanto, também é válido pesquisar por marcas próprias para a lavagem de itens de pets.
O amaciante e o removedor de manchas devem ser dispensados nesse caso. Um bom substituto para deixar as peças mais macias é o vinagre branco, basta colocar 120 ml no compartimento do amaciante. O vinagre ajuda a neutralizar odores e até a soltar a quantidade de pelos presos nas caminhas, roupas e cobertas.
Faça um enxágue extra
São quatro os principais motivos que justificam um enxágue extra quando você lava os itens dos seus pets.
- Primeiro, para remover resíduos de sabão e outros produtos usados na lavagem, o que ajuda a prevenir alergias, coceira e vermelhidão;
- Segundo, para reduzir odores e deixar os itens mais naturais, já que o sabão tem um cheiro forte e o olfato dos cães e gatos é muito mais sensível;
- Terceiro, para evitar reações dermatológicas ou respiratórias, ou seja, minimizar o risco de irritação e alergias, principalmente nos idosos e filhotes;
- Quarto, conservar melhor os tecidos. Ao enxaguar bem, você mantém as peças macias por mais tempo e facilita a próxima lavagem.
Ainda assim, mesmo com enxágue extra, seque bem os itens antes de devolver ao pet. Umidade acumulada pode gerar mofo e odores indesejados, que também são prejudiciais para seu companheiro canino ou felino.