De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos a cada ano devido à depressão e ansiedade, custando à economia global quase um trilhão de dólares. Os ambientes de trabalho têm potencial para exacerbar a discriminação e a desigualdade, e o bullying e a violência psicológica estão entre as principais queixas de assédio no local de trabalho – o que prejudica a saúde mental dos trabalhadores.
Outubro também visa aumentar a conscientização sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho. O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) é a principal unidade da Prefeitura de Teixeira de Freitas para atendimento psicológico aos teixeiras que vivenciam essa realidade.
A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar (incluindo médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos administrativos, de enfermagem e de segurança do trabalho) para prestar os seguintes serviços: supervisão no ambiente do processo de trabalho, assistência ao trabalhador, educação permanente e o tema, o apoio matricial também pode melhorar a saúde do trabalhador.
“Atendemos qualquer trabalhador, independentemente do vínculo empregatício”, explica Isabela Maria Gomes de Araújo, coordenadora do CEREST área de Teixeira de Freitas. “Para nós, quem trabalha pode adoecer ou sofrer um acidente de trabalho, independentemente de ter carteira assinada, emprego formal ou informal e outras particularidades. Nossa prioridade é oferecer excelência na atenção básica, Qualidade de Vida em Teixeirenses em busca de ajuda”.
Informações sobre o atendimento
Local: CEREST – Av. Das Nações, 41, Monte Castelo; Teixeira de Freitas
Dias da semana: Segunda a sexta;
Horário: 08h às 17h;
Contato: 3011-0990