O carro reserva é uma excelente alternativa para quem depende do automóvel no dia a dia, porque os imprevistos não avisam quando vão chegar e, quando o carro está com defeito, é o veículo auxiliar que socorre o segurado na hora que ele mais precisa.
Como as pessoas vivem em uma rotina agitada, contar com um dispositivo que proporciona conforto e praticidade na hora que você mais necessita é fundamental.
Pensando em assistir as pessoas em todas as situações possíveis, as seguradoras buscam oferecer todas as possibilidades para que elas se sintam protegidas em qualquer situação. Confira na sequência mais detalhes sobre a oferta do serviço de carro reserva.
Afinal, o que é o carro reserva no seguro auto?
Considerando a contratação de um seguro auto, um dos itens que precisa estar entre as prioridades dentro do pacote da apólice é o carro reserva. Na prática, o que a seguradora faz é alugar um carro e repassá-lo ao segurado em caso de necessidade.
O objetivo é oferecer ao segurado uma assistência de deslocamento quando seu carro principal passa por reparos. Geralmente, o carro reserva é incluído como um item adicional no pacote. Porém, em alguns casos as seguradoras cobram um valor extra para disponibilizar o serviço.
Mesmo sendo um serviço muito comum, os segurados podem ter algumas dúvidas em relação ao carro reserva. Mas quais podem ser os questionamentos? Confira na sequência!
Por quanto tempo o condutor pode contar com o carro reserva?
De uma forma geral, o carro reserva fica disponível para o segurado por aproximadamente sete dias. Entretanto, cada situação tem suas particularidades, considerando inclusive a situação que causou a ausência do veículo. Neste contexto, o ideal é observar sempre o que consta na apólice do seguro.
Nos casos em que as seguradoras podem ser mais flexíveis em relação a essa questão, a apólice de seguros pode prever o prazo para uso do carro reserva por mais duas semanas ou até um mês.
Em quais situações a pessoa tem direito ao carro reserva?
De acordo com as seguradoras, o carro reserva pode ser disponibilizado em caso de perda total, parcial ou roubo do veículo consignado.
Da mesma forma que o tempo com o carro reserva varia, as coberturas também têm mudanças conforme os contratos e precisam ser discutidas considerando cada situação.
Neste contexto, o melhor caminho é avaliar a real necessidade de contratar o serviço e fazer simulações para verificar o valor.
Quais os tipos de carros reserva?
Essa é uma pergunta muito comum e a resposta pode depender conforme a forma de trabalho de cada seguradora. Porém, de uma forma geral, as empresas disponibilizam veículos básicos.
Normalmente, eles não têm muitos atributos, como ar-condicionado e direção hidráulica e, inclusive, caso o cliente tenha a necessidade de uma opção mais completa, é válido negociar com a seguradora.
Como usar o carro reserva?
O procedimento começa com um contato inicial com a seguradora, no qual o segurado irá informar os detalhes do sinistro e solicitar o veículo reserva.
Na sequência, a empresa analisa todos os dados passados e informa onde e como é o processo de retirada do carro. Na maior parte dos casos, é exigida a carteira de habilitação e o condutor precisa ter mais de 21 anos.
De qualquer forma, esses e outros detalhes devem ser esclarecidos com corretores de seguros que possuem sólida expertise no assunto e possuem em sua carteira seguradoras que têm qualidade reconhecida no mercado.