Se tem um legado que tem grande valor ao deixar para um filho é o apreço pela literatura. As páginas de obras literárias estão entre as principais portas para que os pequenos sejam inseridos no mundo do aprendizado e desenvolvimento intelectual.
Porém, ao contrário do que alguns pensam, esse apreço pelos livros não nasce com a criança, mas é construído ao longo do tempo, principalmente na infância.
Por isso, a escolha dos livros é uma etapa importante do processo para inserção das crianças no mundo da literatura, porque uma decisão equivocada pode fazer com que eles desenvolvam uma rejeição por essa prática.
Existem várias questões a serem analisadas na hora de escolher quais obras devem ser lidas para a criança, com o intuito de contribuir para o seu desenvolvimento e melhor compreensão em relação ao mundo ao seu redor. Confira quais são os critérios a serem levados em consideração nessa escolha!
Faixa etária
Essa classificação permite aos pais encontrarem livros que, além de conterem conteúdos ajustados com a idade, sejam apresentados de forma atrativa e interessante para cada faixa-etária.
A proporcionalidade de texto e imagens cresce e se torna atrativa e relevante conforme a idade de cada criança. Entretanto, os pais não devem se apegar apenas a essa classificação.
Critérios em relação ao conteúdo
Existem pessoas que, ao chegar na livraria, vão até a seção de obras infantis e pegam o primeiro exemplar que encontram. Para os que apostam nesse tipo de estratégia na hora de escolher um livro, é importante rever essa prática.
Os pais precisam estar atentos porque um layout bonito não é capaz de sustentar uma narrativa fraca. Se a ideia é que as crianças desenvolvam apreço pela literatura, é importante que a narrativa seja capaz de chamar a atenção para entretê-los.
Para ajudar na escolha, é válido ler resenhas, comentários e conversar com pessoas sobre a obra, inclusive em algum clube de leitura que a pessoa participe.
Gosto individual da criança
De uma forma geral, as crianças são simples e diretas e, pensando nisso, é bem fácil saber qual o perfil dos filhos.
Identificar histórias que os pequenos consigam se identificar é fundamental para que elas se conectem com a narrativa, criando um laço com o livro e com o hábito de ler.
Considerando que no mundo da literatura existe um amplo leque de possibilidades, essa não é uma tarefa das mais difíceis.
Clube de Leitura
Em meio a esse cenário, é fundamental ter praticidade na hora de adquirir livros infantis para as crianças. Sendo assim, uma excelente alternativa é o clube de leitura que funciona como uma assinatura de publicações para crianças.
Os clubes de leitura por assinatura têm um vasto acervo de obras para que as famílias possam desfrutar de momentos de troca de experiência sobre o conteúdo literário e, ao mesmo tempo, fomentar nos pequenos o apreço pela literatura.
Mas como encontrar um clube de leitura com esse perfil? Pesquise e verifique aqueles que têm qualidade comprovada e, nesse aspecto, vale conversar com outras famílias que usam esse tipo de serviço no dia a dia.