O defensor de buscas do Google, John Mueller, prevê que a força dos backlinks como fator de classificação diminuirá com o tempo.
Em uma sessão ao vivo no Brighton SEO, o advogado de pesquisa do Google John Mueller fez previsões sobre o futuro dos backlinks.
Mueller responde a algumas perguntas em uma gravação ao vivo do podcast Search Off The Record com a Googler Lizzi Sassman e a convidada Myriam Jessier.
Por se tratar de um podcast, as perguntas são abordadas em um pequeno grupo, pois o apresentador responde a perguntas pré-selecionadas em vez de interagir com uma plateia ao vivo.
Juntos, os moderadores responderam a uma pergunta sobre como o Google penaliza os backlinks, que perguntava:
“Como SEOs, estamos interessados em backlinks. No entanto, lidar agressivamente com backlinks pode ser uma área cinzenta quando se trata de esquemas de links. Quais são os principais critérios do Google para penalizar backlinks?”
Depois de algumas brincadeiras entre os anfitriões, a resposta de Mueller foi um pouco diferente da pergunta original.
Os representantes do Google geralmente são cuidadosos ao responder a perguntas sobre critérios de classificação e penalidade.
Em geral, o Google desencoraja a construção de links não naturais de qualquer tipo. Dar muitos detalhes sobre as penalidades pode encorajar o comportamento de “chapéu cinza” ou pisar com cuidado entre o que é aceitável e o que não é.
Em vez de falar sobre penalidades, Mueller discute os sinais de classificação de backlinks em geral e por que isso pode se tornar menos importante para os profissionais de SEO no futuro.
John Mueller, do Google, sobre os sinais de classificação de backlinks
À medida que o Google entende melhor como o conteúdo se encaixa no resto da web, Mueller sugere que os algoritmos do Google não precisam depender muito de links de entrada.
Mueller disse:
“Bem, acho que com o tempo, o peso do link cairá um pouco em algum momento, porque podemos descobrir melhor como o conteúdo se encaixa no contexto de toda a rede.”
Talvez seja isso que Mueller disse, e a punição não é algo para se preocupar porque os backlinks não serão tão valiosos no futuro.
No entanto, sugerir backlinks é útil apenas para entender o conteúdo, ignorando todas as outras informações que eles transmitem.
Um perfil de backlink pode dizer mais sobre um site, como o quanto os outros confiam nele, em quem confiar e qual a autoridade do site em sua área específica.
O Google conseguirá determinar tudo isso apenas pelo conteúdo da página?
Mueller não falou sobre os aspectos de autoridade dos links de entrada, embora tenha dito que continuariam a ser úteis para o Google descobrir conteúdo.
Mueller continuou:
“E, de certa forma, os links são sempre algo com que nos preocupamos porque temos que encontrar a página de alguma forma. Como encontrar uma página na web sem uma referência?”
Mas meu palpite é que, com o tempo, isso não importará tanto quanto às vezes importa hoje. Acho que isso mudou muito. “