Levando em consideração que os investimentos em ETF’s, como o GETH11, e em criptomoedas têm movimentado, e muito, o mercado financeiro nos últimos anos, quais serão os melhores investimentos nas moedas virtuais para garantir um bom retorno e, ainda por cima, surfar na onda da crescente evolução desses recursos virtuais?
Se você está pensando em se inserir no universo das criptomoedas e quer saber quais delas podem ser as mais oportunas para os seus investimentos, este artigo é para você.
Aqui, iremos explorar o que são criptomoedas, como elas funcionam e as opções mais relevantes para o seu bolso, sem correr grandes riscos. Acompanhe e tenha uma boa leitura!
O que são criptomoedas?
As criptomoedas são moedas digitais descentralizadas e que utilizam tecnologia de criptografia para garantir a segurança das transações e gerenciar a geração de novas unidades. Eles contam com blockchain, uma tecnologia de contabilidade distribuída que registra e confirma todas as transações de forma transparente e imutável.
Como as criptomoedas funcionam?
As criptomoedas operam no blockchain por meio de uma rede de computadores que validam e registram transações. Assim, cada transação é organizada em um bloco, que está vinculado ao seu bloco anterior, resultando em uma cadeia de blocos (blockchain).
Esta abordagem descentralizada elimina a necessidade de intermediários verificarem e autorizarem transações, como bancos, consequentemente gerando menos taxas.
Melhores investimentos em criptomoedas
O mercado de criptomoedas tende a ser muito volátil, oferecendo oportunidades para investidores iniciantes e para os mais experientes.
No entanto, para continuar investindo o seu dinheiro nesse tipo de aplicação, é preciso saber quais são as categorias que mais valem a pena. Por isso, para te ajudar a tomar a sua decisão, confira, abaixo, quais os melhores investimentos em criptomoedas.
Bitcoin
O Bitcoin tem tido um excelente histórico de valorização desde a sua introdução. Muitos investidores consideram o Bitcoin uma reserva de riqueza, semelhante ao ouro, com potencial de ganho a longo prazo.
O Bitcoin tem um fornecimento máximo de 21 milhões de unidades. Isto cria um fator de escassez, que pode influenciar favoravelmente o seu valor à medida que a procura aumenta. Além disso, a cada quatro anos, ocorre um evento conhecido como “halving”, que reduz pela metade a recompensa paga aos mineradores. Isto normalmente teve um impacto benéfico no preço do Bitcoin.
Ethereum
Ethereum é muito mais que uma criptomoeda. Ela popularizou o conceito de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (DApps), que têm o potencial de transformar diversos setores, desde finanças até saúde e logística.
Investir em Ethereum pode ajudá-lo a diversificar sua riqueza. Você pode diminuir a correlação com os mercados financeiros tradicionais e mitigar os riscos incluindo ativos digitais como o Ethereum em seu portfólio regular.
Polygon
Polygon é uma solução de escalabilidade de rede Ethereum. Ele tenta resolver as preocupações da rede Ethereum com congestionamento e custos excessivos de transação. Como muitos projetos e aplicações são baseados nessa outra criptomoeda, a solução da Polygon pode atrair mais desenvolvedores e consumidores.
Polygon permite que aplicativos descentralizados Ethereum (DApps) sejam transferidos para sua rede para uma experiência de usuário mais ágil e acessível. Isso inclui DeFi (finanças descentralizadas) e NFTs (tokens não fungíveis), ambos ganhando força.
Optimism
Optimism é uma solução de escalabilidade destinada a aumentar a velocidade da rede Ethereum. Ele faz uso de tecnologia de rollups otimistas para aumentar o poder de processamento e reduzir as taxas de transação na rede Ethereum.
A enorme redução nas taxas de transação e no congestionamento da rede é uma das vantagens mais proeminentes do Optimism. Isso pode melhorar a experiência do usuário e trazer mais tráfego para a plataforma.
Uniswap
A Uniswap é considerada a líder do mercado nas exchanges descentralizadas. No geral, esta criptomoeda possibilita a transição entre vários ativos digitais de uma maneira totalmente automatizada e, para isso, utiliza smart contracts, sem que haja a necessidade de um intermediário de confiança.
DYDX
Um dos principais motivos pelo qual a DYDX se mostra tão importante é a sua oferta de negociação de contratos futuros das criptos. De uma maneira geral, a plataforma oferece uma simulação das funções disponíveis de corretoras de derivativos tradicionais, só que de uma forma automatizada e baseada em stablecoins.
Vantagens e desvantagens dos investimentos em criptomoedas
Para fazer um balanço de qual será a sua escolha entre investir, ou não, em criptomoedas, as vantagens apresentadas são:
- Potencial de valorização muito significativo;
- Acesso ao mercado global 24 horas, 7 dias por semana;
- Diversificação do portfólio;
- Inovação tecnológica.
Por outro lado, as desvantagens de fazer esse investimento são:
- Volatilidade externa;
- Regulamentação em constante evolução;
- Riscos de segurança cibernética;
- Incerteza sobre o futuro das criptomoedas.
Investir em criptomoedas pode ser uma maneira muito empolgante para começar a diversificar o seu portfólio e começar a participar de uma verdadeira inovação tecnológica com crescimento rápido.
Se estiver disposto a enfrentar os riscos e se mantiver uma análise constante, esse investimento trará bons frutos.