Os museus mais visitados no mundo, se encontram na lista de desejos de muitos viajantes, que desejam fazer um tour histórico. No entanto, as visitas de cada um deles sofreram uma baixa por conta da pandemia da Covid-19. Mas a boa notícia é que agora todos eles estão de portas abertas para nos receber!
Há quem embarque com objetivo de apreciar obras de arte mundialmente famosas, outros querem conhecer mais sobre a história de cada destino visitado. Seja qual for a intenção, todo e qualquer viajante acaba esbarrando em algum museu durante uma viagem.
Sendo assim, depois dessa lista que preparamos, mesmo que você não seja fã de museus, temos certeza de que ficará com uma pontinha de vontade de conhecê-los. Então, chega de papo e bora mergulhar neste tour histórico dos museus mais visitados no mundo.
#1 Museu do Louvre – Paris, França
Quem domina o topo da lista é um dos queridinhos dos viajantes, afinal, é um ícone mundial. Certamente ele é um dos museus que você precisa visitar ao menos uma vez na vida!
Inicialmente o Louvre nada mais era do que uma fortaleza que, depois de anos, se transformou num palácio de classe mundial em 1684. Desde então, o local vem cativando pessoas de todas as partes do mundo com suas coleções da monarquia francesa e mais de 300 mil obras que antecedem o ano de 1948.
Nele encontram-se as obras mais procuradas do mundo, como a Monalisa, de Leonardo da Vinci e a Vênus de Milo, da Antiga Grécia.
#2 Museu Nacional da China – Pequim
Figurinha carimbada no combo dos museus mais visitados no mundo, o Museu Nacional da China é também o mais importante de toda a Ásia. Além de possuir 40 salões com diferentes exposições, que vão desde tesouros da dinastia Ming e Qing até peças da China antiga, ele conta com uma coleção de mais de 1 milhão de objetos!
Além disso, quem o visita também precisa colocar no roteiro a Grande Muralha da China, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
#3 Museus do Vaticano – Itália
O Vaticano, apesar de ser o menor país do globo, é abrigo de não apenas um, mas de alguns dos museus mais visitados no mundo. Ou seja, quem visita a Itália precisa conhecer todos eles, os quais constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais de Santa Sé.
Localizado dentro da Cidade do Vaticano, os museus são considerados os mais espetaculares do país. Isso porque, reúnem arte egípcia, romana, grega, etrusca entre outros tesouros que só são vistos neles.
Além disso, se você não fazia ideia, saiba que suas principais obras foram produzidas por grandes nomes como Caravaggio, Van Gogh, Giotto, Matisse e muito mais! Mas, certamente que a Capela Sistina é a grande estrela do museu, pois é nela que estão as pinturas de Michelangelo, as quais retratam cenas do Gênesis.
#4 Museu Metropolitano de Arte – Nova York, EUA
O MET, como é conhecido o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York, é uma das atrações mais buscadas do planeta.
Mas nem sempre foi assim, viu? Inicialmente o museu não possuía um único objeto sequer quando foi inaugurado, lá em 1870. Foi com o passar dos anos, que a instituição conseguiu acumular um bom acervo com obras que datam mais de 5 mil anos.
Pinturas, esculturas, figurinos e até instrumentos musicais são encontrados por aqui. Só em 2021, 1.958 milhão de entradas foram registradas no MET, e todos esses visitantes tiveram o privilégio de conferir de pertinho obras icônicas de Monet, Van Gogh, Pablo Picasso e Caravaggio.
#5 Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai – China
Este museu que atrai muitos visitantes anualmente em Xangai, na China, possui exposições interativas e uma área espetacular voltada para a pesquisa espacial.
Nele, tanto os adultos quanto as crianças podem apreciar diversos experimentos físicos e diferentes espetáculos em suas áreas de imersão.
As salas que mais se destacam são o Mundo dos Robôs, onde é possível jogar gomoku com um robô; Animais do mundo, inteiramente temática onde são exibidos diferentes animais dissecados de plástico, e claro, a ala de Pesquisa Espacial, na qual o visitante pode realizar alguns exercícios praticados pelos astronautas, como sentir a falta de gravidade, por exemplo.
#6 Galeria Nacional de Arte – Washington, EUA
De uma belíssima arquitetura neoclássica, o museu foi fundado em 1910 e está entre os passeios mais incríveis para se fazer na capital americana.
O museu faz parte do complexo Smithsonian e conta com mais de 126 milhões de espécimes e artefatos que contam um pouquinho sobre os mares e oceanos. Além disso, esqueletos de dinossauros, múmias, pedras raras como o diamante Hope e um borboletário complementam o local.
Tudo é dividido por seções classificadas de acordo com o acervo: Animais e Ecossistemas, História Fóssil, Diversidade Humana e Ciências Terrestres são algumas delas.
#7 Museu Hermitage – São Petersburgo, Rússia
Fundado em 1764, este museu é parada obrigatória para todos os viajantes que desembarcam em São Petersburgo, na Rússia. Pois aqui, são encontrados mais de 3 milhões de trabalhos distribuídos em 300 salas, os quais vão desde a antiguidade e arte decorativa até a mais abrangente seleção de pinturas.
Ainda, ele é conhecido por sua arquitetura e interiores opulentos que exibem uma gama de estilo, incluindo o renascentismo grego, o neoclássico e o barroco elisabetano. As visitas já somam mais de 4 milhões por ano, dá para acreditar?
Ele se encontra às margens do rio Neva e, sem dúvida, merece a sua presença!
#8 Reina Sofía – Madri, Espanha
Sendo destaque na Espanha, o Reina Sofía é também um dos museus mais visitados no mundo. Motivos não faltam para isso, viu? Pois nele encontram-se obras de Salvador Dalí, Miró, Guernica, Picasso e muitos outros artistas renomados da história.
O museu é um dos mais importantes quando o assunto é arte contemporânea espanhola, no entanto, amantes da arte moderna também garantem um passeio formidável por aqui.
Ele dá sequência às épocas que o Museu do Prado, por exemplo, não abrange. Isso porque, exibe obras produzidas a partir de 1881, ano de nascimento de Pablo Picasso.
Vai conferir todos eles? Não esqueça do seguro-viagem!
Agora que você já conferiu quais são os museus mais visitados no mundo, só falta garantir a sua viagem para conhecer um a um! Mas antes de começar a planejar o seu tour histórico, não deixe de clicar aqui e contratar o seu seguro-viagem.
O seguro-viagem é um item indispensável quando o assunto é viagem internacional, pois além de ser obrigatório em muitos países, é ele que garante que sua viagem seja segura, tranquila e sem perrengues.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!