Em suma, existem mais de 830 mil posições de Yoga. Contudo, apenas 84 são tidas como as mais importantes pelos Yogins de acordo com Pedro Kupfer.
Neste artigo, separamos as 11 posições de Yoga mais populares e qual o significado delas para você entender mais sobre elas.
Quais são as principais posições de yoga?
A prática do yoga visa fazer com que os participantes possam obter uma melhor qualidade de vida, haja vista que é uma forma de unir algumas ações que oferecem benefícios para a mente, corpo e alma.
É por essa razão que o yoga possui uma variedade de posições bem grande, sendo que cada uma detém um significado próprio.
Mas, além do seu significado, cada uma das posições oferecem benefícios distintos para o nosso corpo como um todo.
Por isso, nos parágrafos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre posições yoga e seus devidos significados.
1. Vrksasana
Trata-se de uma das posições mais famosas que, por mais que possa parecer simples, requer bastante foco e dedicação para fazer da maneira adequada.
Também é uma posição de yoga que costuma ser mais complexa devido à necessidade de ter bem apurado a sua habilidade de concentração.
2. Navasana
Muito conhecida como “posição da árvore”, o seu intuito é trabalhar, em especial, a sua coluna e o abdome, de modo a fortalecer os músculos da região.
Como requer um certo esforço, essa é uma das posições yoga que contribui para diminuir a gordura da barriga.
Além do mais, mantém um bom nível de açúcar no sangue e favorece a circulação sanguínea. Por isso, é uma boa escolha para quem é diabético.
3. Adho Mukha Svanasana
O significado é bastante inusitado, haja vista que quer dizer “cachorro olhando para baixo” ou “cachorro voltado para cima”.
Quando for tentar essa pose, busque produtos de yoga que facilitam a sua postura, que basicamente serve para descanso e transição.
Até mesmo porque, com essa postura, você consegue acalmar a sua mente e ainda manter os seus pensamentos em ordem.
4. Utkatasana
Significa “cadeira”, sendo que a sua indicação é mais para aqueles que querem fortalecer os seguintes músculos:
- Panturrilha;
- Ombro;
- Coxas;
- Quadris;
- Braços.
Por meio dessa posição, torna-se possível melhorar a flexibilidade do quadril e ainda contribui para a maior circulação sanguínea na área dos joelhos e tornozelos.
5. Bhujangasana
Essa é uma das posições yoga bastante conhecida, sendo que ela significa “cobra”. Trata-se de uma excelente escolha para aqueles que querem aumentar o metabolismo.
Além do mais, também é uma boa escolha para melhorar as funções de órgãos como rim, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
A postura ainda é bem útil para corrigir postura, melhorar problemas menstruais e combater distúrbios do sono.
6. Tadasana
Quer dizer “postura da montanha”, sendo uma excelente alternativa para prevenir hérnia, melhorar a postura e o equilíbrio.
Além do mais, aumenta a flexibilidade dos quadris, joelhos e tornozelos também.
7. Padangusthasana
Muitos chamam essa posição de “postura do dedão do pé”, sendo que o principal intuito é acalmar o nosso cérebro.
Essa é uma das posições yoga que contribuem para que a pessoa possa trabalhar a paciência e demais questões psicológicas.
Fora tudo isso, promove benefícios para a digestão e diminui alguns sintomas da menopausa.
8. Trikonasana
Chamada de “postura do triângulo”, visa alongar e fortalecer os nossos músculos, mas também ajuda a combater estresse e ansiedade.
Trata-se de uma ótima escolha para aqueles que estão em busca de melhorar o seu equilíbrio e também a concentração.
Também contribui para diminuir a pressão arterial e diversas outras questões que têm alguma relação ao sangue no corpo todo.
9. Kapalabhati
Essa posição, conhecida como “face brilhante”, é bastante famosa devido ao fato de ajudar na liberação de todas as passagens respiratórias.
Além disso, ainda oferece uma melhoria para aqueles que sofrem de algum distúrbio intestinal também, haja vista que elimina toxinas e melhora o metabolismo.
10. Garudasana
A “postura a águia” é uma boa posição para aqueles que querem relaxar.
Afinal, ela contribui para aumentar a flexibilidade da coluna, além de também eliminar dor no abdome, lombar e clarear a mente.
11. Shirshasana
Muito famosa por aumentar a circulação sanguínea do nosso cérebro e, por consequência, evitar dores de cabeça e estimular a nossa memória.
A “postura invertida sobre a cabeça” traz inúmeros benefícios para a mente das pessoas também.